Corrida Cidade de Aracaju: final da prova tem cenário charmoso

Agência Aracaju de Notícias
16/03/2017 16h30

Restando apenas um 1,3 km para o fim da corrida, a avenida Barão de Maruim protagoniza as paisagens nos últimos minutos da Corrida Cidade de Aracaju.

O nome é em homenagem João Gomes de Melo, político sergipano nascido em Maruim, proprietário rural e comerciante. Na política, a sua trajetória iniciou nos anos 1840 onde muito contribuiu para o desenvolvimento econômico do estado. Ele foi um dos responsáveis por articular, junto ao governo imperial, a transferência da capital sergipana de São Cristóvão, para o Povoado de Santo Antônio de Aracaju.

Essa via da capital sergipana projetou-se a partir dos anos 1910, com casas de alvenaria e telhas de cerâmicas vermelhas. Ao longo do tempo, a via recebeu pavimentação, depois calçamento e paralelepípedos, que mais tarde, foi recoberto com asfalto. No passado, a avenida era o endereço dos casarões de época, que hoje deram lugar aos estacionamentos, agências bancárias, clínicas e lojas comerciais.

Praça da Bandeira

Em cada extremidade a avenida é marcada por uma importante praça. A Praça da Bandeira, localizada entre os cruzamentos das avenidas Barão de Maruim e Pedro Calazans, o local é conhecido pela vasta arborização e por reservar parte da história de Aracaju.  Na década de 60 e 70, a Praça da Bandeira não possuía árvores e havia espaço para a instalação de circos e parques de diversões que chegavam à cidade.

Às sextas-feiras eram realizadas as feiras livres, atividade que depois foi extinta devido ao início do paisagismo, que acabou dando lugar aos assentos, bancas de jornais e revistas, quiosques e plantações de diferentes tipos de árvores. Ao centro da praça, uma grande bandeira do Brasil simboliza o nome do local.

Praça Camerino

Uma das mais antigas da capital sergipana, a Praça Camerino foi criada pela lei 39 de 11 de Abril de 1951, com o nome oficial de Praça Sílvio Romero. Reformada em 2013, em uma obra realizada pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN), o espaço foi entregue à população no dia 27 de fevereiro de 2014.

O local possui 10.500 metros quadrados de área total. Pavimentado com pedras portuguesas, a paisagem urbanística conta com arquibancada para eventos, espaço para caminhada com acessibilidade, iluminação, bancos, mesas, paisagismo e conservação da área verde com plantio de novas árvores. Também possui a estátua de Sílvio Romero e um busto de Francisco Camerino, herói sergipano que aturou na Guerra do Paraguai.

Nas primeiras edições da Corrida Cidade de Aracaju, a linha de chegada acontecia nesta praça. Com o passar do tempo e a ampliação do percurso, o fim do trajeto foi transferido.