Funcaju: Encerramento de jornada de estudo garante emoção ao público

Cultura
16/03/2017 18h56

Lotado, o Teatro João Costa, instalado no Centro Cultural de Aracaju, foi palco do último dia de programação da Jornada de Estudos promovido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O evento é parte das comemorações aos 162 anos de emancipação política de Aracaju.
 
A programação começou com a palestra “Aracaju ontem e hoje”, do escritor e pesquisador Expedito Souza, que levou para o público registros fotográficos associando as várias fases de transformações das principais ruas de Aracaju. “A fotografia é uma forma de eternizar momentos. Essa foi uma forma que encontrei para contribuir com a história da cidade e também mostrar um pouco do meu amor pela cidade”, explicou.
 
A pesquisadora Janaína Melo deu continuidade com a palestra “Aracaju e sua cultura nas páginas do Sergipe Jornal”. A apresentação foi resultado de uma pesquisa realizada há cerca de dois anos. Ela mostrou os registros das ações culturais encontradas no jornal na época da ditadura militar. “A imprensa teve uma grande influência na disseminação cultural daquela época. Essa palestra mostra como o estado de Sergipe já era muito rico e diversificado culturalmente. É uma forma de incentivar as pessoas que pesquisem e contribuam com a história de Aracaju.”, disse.
 
Finalizando a programação da manhã, cerca de 30 alunos do projeto de extensão da Escola de Arte Valdice Teles, da comunidade Alto da Jaqueira, apresentaram um repertório que garantiu emoção às pessoas que acompanhava as apresentações. O presidente da Funcaju, Silvio Santos, ficou encantado com a apresentação. “Eu fico muito feliz em ver essas crianças do Alto da Jaqueira contribuindo na preservação da cultura da nossa terra. Agradeço grandemente a todos que organizaram essa jornada que levou muito conhecimento aos cidadãos aracajuanos e que me garantiu um dos dias mais felizes e emocionantes da minha vida”, disse.
 
O projeto atende crianças e adolescente do Alto da Jaqueira e tem como compromisso social apoiar crianças pertencentes a famílias de baixa renda. São disponibilizados instrumentos, nos quais os alunos aprendem a tocar com as aulas práticas. É um trabalho de extensão realizado pela Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Funcaju juntamente com a Associação Comunitária Nossa Senhora do Carmo.
 
“Esse é um projeto muito lindo que teremos a honra de investir e dar continuidade. Somos felizes em vê-los tão empenhados com o projeto. Agradeço imensamente aos professores que se dedicam a dar um futuro artístico a essas crianças”, agradeceu a diretora da Valdice, Giuliana Maria.