Prefeitura inicia comemorações pelo aniversário de Aracaju no bairro 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
16/03/2017 20h11

Aracaju: a cidade que inspira e respira arte. Arte de rua, do povo. E se é povo, é cidade. Cidade viva! Abrindo oficialmente as comemorações em homenagem aos 162 anos da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu o “Esse Dia é Nosso”, na tarde desta quinta-feira, 16, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro 17 de Março.

O “Esse Dia É Nosso” reforça o poder que a população tem de transformar o ambiente que vive, já que é um evento planejado em conjunto com a comunidade local. Essa participação popular é o segredo do sucesso na opinião da vice-prefeita e secretária da Semasc, Eliane Aquino.

“O evento de hoje representa um modelo de trabalho que eu valorizo muito: o da construção coletiva. Uma cidade saudável funciona melhor com a contribuição e parceria de todos os seus entes, quer privados ou públicos. Nossa gestão não deseja ofertar um serviço meramente assistencialista ao povo de Aracaju, mas um serviço de qualidade que seja construído para as pessoas e com as pessoas. Nosso desejo é estimular a participação social, a autoestima e o empoderamento das comunidades em que atuamos e o que vimos hoje demonstra que estamos no caminho certo”.

A tarde foi marcada por diversas apresentações culturais e artísticas de dança de rua, Hip Hop, Rap, Grupos de Reisado, roda de capoeira, coral, além de oficinas de grafitagem, confecção de bijouterias, aulas de skate e de maquiagem. Ações diversificadas para atender toda a família. A comunidade também acompanhou a apresentação do grupo percussivo Lateiros Curupira, que utiliza a música e a valorização da cultura de Sergipe como ferramenta para a promoção da inclusão social e ainda conferiu uma bela apresentação da Orquestra Jovem de Sergipe.

“A arte não constrói muros, ela é para quem por ela se apaixona. E qual seria o melhor lugar para a Orquestra Jovem de Sergipe nascer senão no bairro Santa Maria, em meio a tantos jovens apaixonados pela vida e que aprenderam a se apaixonar pela arte? É isso que a Orquestra Jovem representa e está fazendo aqui, inspirando pessoas e dando uma palavra de incentivo aos sonhos esquecidos, empoderando o povo, que é o que sabemos fazer de melhor”, afirmou Eder Getirana, coordenador geral da Orquestra Jovem de Sergipe.

Do CRAS para o mundo

Na era digital, onde o offline facilmente se transforma em online, eventos como esse podem ser uma plataforma muito promissora para a realização de sonhos. Assim foi com o Cleone Batista, que no rap foi batizado de Kel Back. Ele gravou o primeiro clipe de sua carreira como rapper nas instalações do CRAS, durante a festa desta quinta-feira, e se diz bastante satisfeito com o resultado. “Esse é um dia histórico para o meu 17 de Março, há muito tempo não víamos o bairro assim, tão alegre e colorido. Então, eu aproveitei essa ‘vibe’ da galera para gravar o meu clipe, que já já estará nas redes sociais”, contou empolgado.

Reaprendendo a brincar

E se o digital impera por um lado, o real pede passagem e ainda encanta muita gente. O projeto Brincando com Arte, do Sesc, revisita as brincadeiras infantis trazendo os jogos de computador para uma versão física, em madeira, e fazendo com que as crianças interajam umas com as outras. “Os jogos que oferecemos aqui no projeto são de, normalmente, dois ou mais participantes e isso é muito importante para a interação das crianças, que hoje estão cada vez mais solitárias e presas ao ambiente virtual”, explicou Mônica D’Arruda, coordenadora de lazer do Sesc, parceiro do evento.

“Com tanta gente trabalhando para que um projeto lindo como esse aconteça, não tem como dar errado. Eu quero agradecer muitíssimo à comunidade do bairro 17 de Março, ao Instituto Mariana Martins, ao Sesc e ao Senac por todo o esforço que fizeram. Esta é uma comemoração digna da nossa cidade e vai ficar marcada no coração de todos que dela participaram”, destacou Tatiana Souza, coordenadora do CRAS Maria Diná Menezes, localizado no Complexo CEU do bairro 17 de Março.