Aracaju reduz estatística de violência

Agência Aracaju de Notícias
20/03/2017 10h10

Um dos maiores desafios da atual gestão da Prefeitura de Aracaju é a segurança da população. Mas, com muito esforço e estratégias eficazes, os resultados estão aparecendo. Desde o mês de fevereiro, a segurança nos terminais de integração de Aracaju foi reforçada através da operação 'Terminal Seguro', executada pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e o número de assaltos foi ainda menor, aproximadamente 62% a menos que fevereiro de 2016.

A operação, realizada pelos grupamentos da Ronda da Capital (Rondac), da Ronda dos Mercados (Rondam), do Grupo Tático Operacional (GTO) e do Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (GEM), consiste no reforço do patrulhamento preventivo dos terminais de integração e adjacências nos horários de maior fluxo de passageiros e de maior incidência de crimes. Além disso, as principais vias de circulação dos ônibus estão recebendo uma atenção especial, com patrulhas motorizadas e orientadas para parada e veículos e abordagem de passageiros suspeitos.

A diminuição foi de 58% no número de assaltos a ônibus em janeiro, se comparado ao mesmo mês de 2016. "Hoje podemos notar uma sensação de segurança maior na população aracajuana que utiliza o transporte público. Devido à atuação da Guarda e dos demais órgãos, conseguimos unir forças e trazer o melhor para a população", comemora o diretor-geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça.

A implantação do Plano Nacional de Segurança Pública na capital, em fevereiro, faz parte das ações que geraram bons resultados. O foco do Plano é o trabalho integrado. Ele conta com a integração da Guarda Municipal de Aracaju,  polícias Civil, Militar e Federal, além dos 120 homens da Força Nacional de Segurança Pública. Desde o início do ano, a Guarda Municipal já realizou 62 prisões, recuperou oito veículos, apreendeu 68 facas e cinco armas de fogo, dados que representam a atuação constante da corporação no combate à violência. 

O soteropolitano Rogério Gesteira está morando em Aracaju há dois meses e trabalha o dia todo nas ruas. "Mesmo saindo muito pela cidade, nunca tive problemas. Para mim esse período está sendo realmente muito tranquilo", afirma.

"Nós temos percebido que têm diminuído assaltos nos ônibus, pontos e terminais. Éramos assaltados em qualquer lugar e agora reduziu. Espero que nessa nova gestão a gente tenha cada vez mais melhorias", acredita o agricultor Manoel Messias dos Santos.

Outras ações

A população também pode enviar denúncias e solicitações para a Guarda via WhatsApp, através do número (79) 98166-7790, seja através de mensagens de texto, áudio, imagens ou vídeos. Para denúncias telefônicas, a população deve utilizar o número 153. Ambos os serviços estão disponíveis 24 horas e estão colaborando com a diminuição da violência.

Além disso, cumprindo uma determinação direta do prefeito Edvaldo Nogueira ao subinspetor Mendonça, a GMA está elaborando um plano de segurança específico para as escolas municipais e unidades básicas de saúde, que deve ser aplicado em breve.

"Estamos nos direcionando para a segunda fase da segurança pública do Município, que engloba as escolas e as unidades de saúde. Após um levantamento técnico, iremos otimizar o nosso efetivo com base nas informações estatísticas que coletamos. O terceiro passo será iniciar o planejamento de operações em praças públicas", explica o diretor.

Mesmo em ação, o planejamento continua. Os setores de Inteligência e Estatística da GMA, em parceria com o Setransp, levantaram dados para identificar os locais com maior incidência de assaltos, os dias, horários e tipos de armas utilizados para a Operação. Essas informações estão sendo utilizadas também para a elaboração de um plano de ação ainda mais efetivo.