Fundat lança Projeto Catador Empreendedor

Formação para o Trabalho
21/03/2017 15h08

Com a meta de expandir as iniciativas de fomento ao empreendedorismo em Aracaju, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realiza, nos dias 23 e 24 de março, a primeira edição do Catador Empreendedor, um projeto que nasceu para proporcionar uma nova perspectiva acerca da atividade profissional desenvolvida por esta categoria. O evento acontecerá em parceria com os Shoppings Jardins e Riomar, das 13h às 17h, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santa Maria, e está inserido no calendário de comemorações ao aniversário de 162 anos da cidade.

Segundo o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, o principal objetivo da ação é conscientizar os catadores sobre a importância do trabalho que realizam e de como ele é fundamental para a preservação do meio ambiente. "Queremos mostrar a eles a possibilidade de empreender na área que atuam", afirma Luiz. A diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, acredita que o projeto ampliará a visão destes trabalhadores. "Não tenho dúvida de que sairão com uma mente renovada e aberta a novos desafios", assegura a diretora.

Programação

No dia 23 de março, o evento contará com a participação do presidente da Central de Reciclagem, Adriano dos Santos, que falará sobre a sua trajetória como catador e a importância das cooperativas. Também haverá uma oficina intitulada ‘Cidadania, Coleta Seletiva e Reciclagem', ministrada pelos alunos do curso de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para finalizar, o técnico da Fundat, Antônio Brás, palestrará com o tema ‘Gestão de Empreendedorismo e Cooperativismo para a Atividade de Catador'.

No dia 24 de março, a analista ambiental dos Shoppings Jardins e Riomar, Viviane Andrade, fará uma explanação a respeito do trabalho de educação ambiental desenvolvido pelas empresas. Em seguida, a engenheira ambiental, Kênia Marcatti, realizará uma palestra com a temática ‘Cidadania e Meio Ambiente'. Ao final, os catadores receberão kits de segurança do trabalho contendo chapéu árabe, protetor solar, camisa UV e um par de luvas e botas.