Sema discute projeto de combate ao descarte irregular de resíduos sólidos

Meio Ambiente
21/03/2017 15h23

Na manhã desta terça-feira, 21, as equipes de Controle Ambiental, Planejamento, Educação Ambiental, Georreferenciamento e a Assessoria Técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) se reuniram para discutir a questão do descarte irregular de resíduos sólidos no município de Aracaju.
 
A proposta da Sema é oferecer à população alternativas de descarte adequado de alguns resíduos, para reduzir os pontos viciados na cidade, destacando a importância de sensibilizar todos os atores: moradores, catadores, associações, escolas, igrejas, entre outros, sobre as problemáticas causadas pelo descarte irregular e possíveis soluções.
 
“Primeiro estamos realizando o diagnóstico de alguns bairros da cidade para implantação de um projeto piloto, que permita adequações necessárias, para replicarmos para as demais localidades, atendendo toda a população de Aracaju”, relata o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Cesar Viana.
 
Das mais de 600 fiscalizações da Sema em todo município, cerca de 35% delas, realizadas em 2016, foram de descarte irregular de resíduos sólidos. Esse número mostra que é necessário tomar medidas que possam sanar esse passivo ambiental identificado. Por isso, as equipes da secretaria estão reunidas discutindo a viabilidade de alternativas adequadas de descarte para população.
 
“Vamos apresentar a nossa proposta ao prefeito Edvaldo Nogueira e as demais secretarias, como Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc), para que todos contribuam com as ações do projeto e que possamos executá-lo de forma participativa”, pontua o secretário.