Aracaju adere ao programa federal Criança Feliz

Agência Aracaju de Notícias
21/03/2017 15h59

O município de Aracaju aderiu ao programa federal Criança Feliz, durante solenidade, nesta terça-feira (21), que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Outras 61 cidades sergipanas também formalizaram a adesão. No evento, realizado pelo governo estadual, na sede da Secretaria Estadual da Inclusão Social, o prefeito Edvaldo Nogueira e a vice-prefeita Eliane Aquino aproveitaram a oportunidade para entregar ao representante da União o projeto do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência.

"O Criança Feliz estende a mão e cuida de crianças que precisam do estado. Agradeço, pois à medida que projetos como esse são colocados em prática, cidades maiores vão melhorando e as famílias podem, de fato, cuidar de seus filhos. É essencial que possamos dar mais dignidade às famílias e ajudá-las no cuidado com as nossas crianças. Esta é uma ação do governo federal que vai ajudar as famílias em dificuldades, para proporcionar uma inclusão social maior", afirmou Edvaldo.

A vice-prefeita, por sua vez, ressaltou que "todo programa que permita o desenvolvimento real das crianças é bem-vindo". Ela salientou que as ações precisam seguir as normas estabelecidas pelo Sistema Único de Inclusão Social (SUAS) e devem ter um caráter efetivo e permanente. "Que seja um programa capaz de fazer a diferença na vida das pessoas", frisou.

Em relação ao Plano Municipal de Enfrentamento à Violência de Aracaju, Eliane Aquino disse que, embora a prefeitura já tenha enviado o projeto para Brasília, o prefeito Edvaldo Nogueira fez questão de entregar o documento nas mãos do ministro. "Através do Plano, estamos solicitando R$ 16 milhões para ações em diversas áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social, com foco na prevenção", disse.

Edvaldo reforçou que o programa de enfrentamento à violência representa a contribuição da gestão municipal para melhorar de forma efetiva a segurança no município. "É um programa completo, de atuação transversal, que dará mais qualidade de vida à nossa população", afirmou.

Criança Feliz

O objetivo principal do Criança Feliz é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. Isso se realiza com visitas periódicas dos profissionais de saúde e da vara da infância na casa da população de baixa renda.

Os assistentes sociais também promovem o acompanhamento das vacinas das crianças, assim, caso a família não esteja acompanhando o ciclo básico do Sistema Único de Saúde (SUS), os orientadores dão dicas e falam da importância de manter essas proteções em dia. O programa serve ainda como amparo para as próprias famílias, que não sabem o que fazer para garantir educação melhor para os seus filhos e um desenvolvimento adequado. A ideia é que cada visitador do programa, segundo o ministro do Desenvolvimento Social, atenda a um grupo de 30 crianças.

"Pelo programa Criança Feliz, apenas das famílias incluídas no programa Bolsa Família, serão 7.500 crianças assistidas de forma direta por assistentes sociais do governo e escolhidos dentro da própria comunidade. Crianças de até três anos terão assistência mais direta de promoção à vida, à saúde, inclusive aquelas que possuem qualquer tipo de deficiência e que os pais não têm acesso fácil aos serviços públicos que melhorem a qualidade de vida", destacou o governador Jackson Barreto.

"É um programa prioritário do Governo Federal que vai ser executado até o fim, ou seja, terá continuidade. O Criança Feliz vai fortalecer e estimular o vínculo afetivo. As visitas domiciliares serão realizadas semanalmente. As crianças com microcefalia receberão acompanhamento até os seis anos. Os visitadores têm que ser profissionais capacitados e com atuação intersetorial e devem ter ligação com a comunidade. Eles vão avaliar o ambiente familiar e identificar fatores capazes de comprometer o desenvolvimento integral da criança, vão orientar sobre cuidados essenciais nos primeiros anos de vida e vão estabelecer vínculos entre as famílias e promover serviços de diferentes áreas, a exemplo da saúde e assistência social. Serão como anjos da guarda", ressaltou Osmar Terra, que chegou à capital sergipana no início da manhã, quando foi recepcionado, ainda no aeroporto, pelo governador e pelo prefeito da cidade.

Participaram da solenidade o deputado federal Fábio Reis; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Garibalde Mendonça; o deputado estadual Capitão Samuel; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Nitinho Vitale; o vereador Bigode do Santa Maria, além de prefeitos do interior do Estado, secretários estaduais e municipais e representantes de movimentos sociais.