Prefeito comemora Dia Internacional da Síndrome de Down

Agência Aracaju de Notícias
21/03/2017 20h54

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, nesta terça-feira, 21, do evento que celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down, realizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), no Parque da Sementeira. A ação reuniu pessoas com Síndrome e seus pais para uma tarde recreativa, com atividades lúdicas, lanche e apresentação de grupos de capoeira inclusivos, e contou com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown) e a APAE. 

“Essa tarde maravilhosa na Sementeira revela o quanto esse dia é importante para que a sociedade compreenda que as pessoas com Síndrome de Down podem conviver normalmente e que precisamos de políticas públicas inclusivas. Estamos trabalhando para que haja a integração de todos e, assim, Aracaju seja a cidade da qualidade de vida. Afinal, qualidade de vida é isso, onde todos possam viver harmonicamente, com dignidade e sem discriminação”, ressaltou.

Na oportunidade, o prefeito jogou capoeira com os jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (APAE) e da Associação Renovar, e interagiu com as crianças retribuindo toda a demonstração de amor deles, como abraços, carinho e pedidos especiais.

A vice-prefeita e secretária da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, participou do evento ao lado do seu filho Mateus, de 7 anos, portador de Síndrome de Down. “Esse evento tem um significado especial para mim, que acabo participando muito mais como mãe do que como gestora. É importante mostrar para a população que apesar do grande número de pessoas com Down em Aracaju, nós temos muita dificuldade com o acesso à políticas públicas para essas pessoas. Não podemos deixar que isso aconteça, queremos que eles sejam vistos sem preconceito em qualquer lugar”, afirmou.

O vereador Lucas Aribé, que abraça a causa pela igualdade de oportunidades, também esteve no evento e considera muito importante alertar a sociedade para a data e para mostrar que é preciso atenção a essas pessoas. “Eles têm buscado cada vez mais o convívio social, constituir família e exercer a cidadania de forma plena, iguais aos demais cidadãos. Eles são identificados pelo sentimento e forma carinhosa que se relacionam. A pessoa com Síndrome de Down é sinal de amor”, explica.

Priscila Santos, é contadora e mãe de Arthur, de 4 anos, que também tem Síndrome de Down. Ela reservou a tarde do dia 21 para ter a oportunidade de compartilhar experiências no evento. “É um momento excelente para que os pais possam se reunir, conhecer outras famílias e outras realidades. E, enquanto isso, nossos filhos estão se divertindo com os coleguinhas. É muito legal”, garante.