Escolas de Aracaju têm merenda de qualidade diariamente

Educação
22/03/2017 12h30

Despensa completa, geladeira cheia e equipe de merendeiras pronta para mais um dia de preparo dos cardápios. Essa é a rotina nas 74 unidades de ensino da rede municipal de ensino de Aracaju, que contam diariamente com uma alimentação variada, saborosa, saudável e nutritiva, seguindo as normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O menu dos estudantes hoje teve arroz, feijão, estrogonofe de frango, legumes cozidos e suco de maracujá. A diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Professora Etelvina Amália de Siqueira, Núbia Trindade, garante que o cardápio servido é aprovado pelos estudantes. Todos os alunos da educação infantil da rede recebem quatro refeições diárias. As séries do ensino fundamental recebem uma refeição por turno, todas equilibradas nutricionalmente.

Os pequenos alunos da Emei Professor João Batista, Douglas de Souza, Raissa Silva, Júlia Rauany e Everton Ventura, esperam ansiosos a hora da merenda escolar. Raissa conta que o que ela mais gosta de comer é cuscuz com leite e ovos. Júlia e Everton preferem feijão, mas o garotinho ainda completa: "gosto de feijão, mas com franguinho, pirão, arroz e suco".

Qualidade garantida

A Responsável Técnica pela Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação (Semed), nutricionista Verônica Maria da Silva, explica que os insumos para a elaboração da merenda são adquiridos por empresa terceirizada, que compra os alimentos de fornecedores que possuem o selo exigido pela Vigilância Sanitária, entre eles, o Selo de Inspeção da Federação do Ministério da Agricultura (SIF). Ela enfatiza que todos os aspectos que envolvem a merenda escolar são averiguados e executados com atenção pela Semed.

"Seguimos a determinação da secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, e nossa equipe acompanha o fornecimento da merenda escolar em cada unidade de ensino. Nos preocupamos com o equilíbrio nutricional do cardápio, com a higienização das cozinhas e dos equipamentos, e com o fardamento das merendeiras. Tudo isso resulta em uma alimentação saudável para os alunos da nossa rede", destaca Verônica.

Verônica destaca, ainda, que a equipe de nutricionistas da Semed faz a supervisão diária das unidades de ensino. "São alimentos frescos, cardápio regionalizado, de acordo com os hábitos alimentares da população. A educação alimentar também é uma das preocupações da secretaria", completa.

A diretora da Emei José Augusto Savazine, localizada no bairro Japãozinho, atesta que confere pessoalmente as frutas e verduras que a escola recebe semanalmente. "Aqui nós recebemos a quantidade de merenda da semana. Eu, pessoalmente, verifico a qualidade dos alimentos, olho se as bananas estão com boa aparência, se as melancias estão maduras e até se estão doces. Todos os alimentos que recebemos são frescos, as carnes e o frango a gente vê que são de boa procedência", confirma Jorgenalda Dantas de Carvalho.

A diretora da Emef Professor Florentino Menezes, Geane dos Santos, comemora a chegada dos conjuntos de mesas na unidade de ensino. "Com muita alegria recebemos novos conjuntos de mesas para merenda escolar, os alunos aprovaram e a direção sente-se muito satisfeita com a nova gestão, porque restabeleceu o fornecimento da merenda, suspenso ano passado na última gestão e ainda investe no bem estar de nossos estudantes", agradece.

Aprovado em todas as escolas

A diretora da Emei Berenice Campos, Raquel dos Santos, fala da rotina alimentar da unidade. "A merenda é ofertada todos os dias. Tudo é feito com muito carinho, a comida é fresquinha e bem saborosa. A despensa está cheia e não falta material", enfatiza.

Juliane dos Santos é mãe de duas alunas da Escola José Augusto Savazine, e também é merendeira da unidade escolar, contratada pela empresa terceirizada que faz o fornecimento no município há três anos. "Aqui cozinho melhor do que em minha casa porque as comidas têm qualidade e são diversificadas. Sou representante dos pais e falo por mim e pelas outras mães. Os alunos da Savazine recebem comida boa e preparada com muito amor", afirma.

Ana Célia de Barros é avó de Iara de Beatriz, aluna da Emei Dom Avelar Brandão, 4 anos e afirma que sua neta chega em casa todos os dias bem alimentada. "A gente que é avó e mãe sabe quando os filhos e netos da gente chegam em casa bem alimentados, minha neta é corada e nutrida, eu sei que aqui ela come bem", avalia.