Tuberculose: Unidade de Saúde realiza ação em combate à doença

Saúde
22/03/2017 13h30

Fortalecer a luta contra a tuberculose e fazer esclarecimentos para a população sobre a doença. Esse foi o objetivo da ação realizada nesta quarta-feira, 22, na Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa, localizada no bairro Coqueiral. A iniciativa reuniu cerca de 60 pessoas, que assistiram a uma palestra sobre a tuberculose e receberam material informativo.

Segundo Sérgio Andrade, técnico em Enfermagem da USF, é importante os usuários terem conhecimento sobre o que é a doença, sintomas, transmissão e tratamento, pois eles também são multiplicadores da informação.

"Explicamos o que é a doença para os usuários e isso é muito importante, porque eles são multiplicadores da informação e somente com a ajuda de todos é que temos como fortalecer a luta contra a tuberculose. Passamos algumas orientações básicas de como prevenir a doença, a exemplo de evitar compartilhar copo e ficar em ambientes que não sejam arejados, e ressaltamos também que há tratamento para a tuberculose", disse.

Os estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que fazem estágio supervisionado na Eunice Barbosa, também participaram da iniciativa.

Ainda de acordo com ele, no momento, quatro usuários da unidade estão em tratamento da tuberculose. Por causa da ação, uma usuária decidiu fazer o teste rápido por estar apresentando alguns dos sintomas que foram citados na palestra. "Temos quatro usuários em tratamento e, depois da palestra, uma usuária decidiu fazer o teste porque ela está com febre há semanas, perdendo peso e se sentindo fraca. É daí que a gente consegue ter uma ideia do quanto as ações são importantes para a população", disse.

Por dentro do assunto

A dona de casa Guiomar Santos participou da ação e afirma que, agora, ela está mais informada sobre a doença. "Gostei da palestra, tirei algumas dúvidas e, agora, estou entendendo mais sobre a tuberculose. Com certeza, vou passar para os demais o que aprendi aqui", declara.

A universitária Wedna Moreira conta que também aprendeu mais sobre a tuberculose. "Não sabia que tosse seca e contínua pode ser tuberculose. Aprendi mais sobre a doença e, quando algum parente meu ou amigo estiver com esses sintomas, vou falar da importância de ir à uma unidade de saúde e fazer o teste rápido", disse.

Sintomas

Além da tosse seca e contínua, os principais sintomas da tuberculose são cansaço excessivo, febre baixa, sudorese noturna, falta de apetite, fraqueza e emagrecimento acentuado.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que, no mundo, atualmente, existem nove milhões de casos novos da doença. Em 2015 foram notificados no Brasil 63.189 casos de tuberculose.