Secretário do Meio Ambiente visita cooperativas de reciclagem em Aracaju

Meio Ambiente
22/03/2017 17h45

O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Cesar Viana, visitou duas cooperativas de reciclagem da capital: a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e a Cooperativa de Reciclagem do Bairro de Santa Maria (Coores). O intuito foi conhecer a estrutura das cooperativas, o trabalho que elas executam e os principais gargalos operacionais oriundos dessa atividade.
 
Na oportunidade, o gestor ambiental conheceu as dificuldades que as cooperativas estão enfrentando em relação à coleta seletiva do município e aproveitou para esclarecer sobre as perspectivas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) com relação ao tema.
 
Um dos principais pontos de conflito apontados pelas cooperativas foi a ineficácia da separação dos resíduos. Segundo os coperados, os moradores ainda não separam de forma satisfatória o lixo seco (inorgânico) do lixo molhado (orgânico), o que acaba desqualificando o material no momento da triagem e separação do material com valor comercial. Outros temas abordados foram a situação e a quantidade dos pontos de coleta da cidade, bem como o custo operacional do processo, que hoje corresponde a cerca de 40% do valor total da atividade.
 
Considerando toda essa realidade, a Sema pretende potencializar a política de coleta seletiva em Aracaju. “A coleta seletiva é um dos pontos de atuação estratégica da secretaria, que será colocado como ponto de discussão principal dentro dos programas da pasta na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Uma das metas iniciais é a reativação das ecobikes que foram recebidas pelas cooperativas, a fim de realizarem a coleta em pontos estratégicos da localidade, desde que estejam associados a ecopontos”, declara o secretário municipal do Meio Ambiente, Cesar Viana.