Estudantes da João Teles são orientados para educação no trânsito

Educação
22/03/2017 16h55

Com o intuito de criar uma consciência de boa convivência no trânsito, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Teles Menezes recebeu nesta terça-feira, 21, o Grupo Cones de Teatro e agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Os agentes realizaram uma palestra sobre a conscientização para educação e cidadania no trânsito, depois o grupo Cones fez uma apresentação da peça "Se essa rua fosse minha", para um público de 160 alunos.

O coordenador pedagógico da escola, Luiz Gustavo, explica a importância de abordar assuntos sobre o trânsito na escola. “Esse é um trabalho que os professores já fazem enquanto tema transversal em sala de aula e consideramos de grande relevância que os alunos tenham acesso a esse tipo de informação, porque embora eles não sejam condutores de veículo fazem parte do trânsito na cidade na condição de pedestre”, ressalta.

Ele ainda fala que é fundamental receber agentes da SMTT para complementar e ajudar aos alunos a assimilarem melhor os assuntos sobre o trânsito. “Quando o professor fala da educação para o trânsito aquilo soa como uma orientação, mas quando recebemos agentes de trânsito uniformizados, nossos alunos percebem que os responsáveis em regular o trânsito estão ali. Então eles se convencem mais e entendem as orientações que são dadas em sala de aula”, completa Luiz.

O ator e integrante do Grupo Cones, Diogo Teles, explica o que foi abordado na peça. "Apresentamos a esquete "Se essa rua fosse minha". Nela abordamos assuntos principais sobre o trânsito, como por exemplo, o comportamento adequado no trânsito, segurança, velocidade, sinalização. Falamos sobre a postura do pedestre, do condutor, do ciclista. Também abordamos temas recorrentes na escola, como a importância do estudo, respeito ao professor, preservação do patrimônio escolar, violência", relata.