Semasc discute machismo com usuárias do Cras João de Oliveira Sobral

Assistência Social e Cidadania
22/03/2017 19h20

As reflexões em alusão ao Dia da Mulher ainda não se encerraram na Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc). Na manhã desta quarta-feira, 22, as mulheres do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) João de Oliveira Sobral, localizado no bairro Santos Dumont, assistiram ao filme Câmara de Espelhos, que mostra a opinião dos homens sobre vários momentos da rotina feminina.

A vice-prefeita e secretária da Semasc, Eliane Aquino, esteve presente no evento e reafirmou a sua posição na luta contra o machismo. "Eu estava muito ansiosa para que esse filme chegasse até o Cras porque ele precisa atingir urgentemente as mulheres atendidas pelos nossos equipamentos, as usuárias dos nossos serviços. Nós precisamos ter em mente que o machismo é algo presente na nossa sociedade e que devemos combatê-lo".

Espelhos na Câmara

O longa-metragem, que foi dirigido por Déa Ferraz, traz um retrato aprofundado sobre o universo masculino e como os homens enxergam o papel das mulheres na sociedade. Participante de inúmeros festivais de cinema, em Sergipe, Câmara de Espelhos foi lançado no dia 21, no Centro Cultural de Aracaju.

A diretora de Direitos Humanos da Semasc, Lídia Anjos, acredita que as mulheres que participaram desta atividade poderão se informar melhor a respeito dos seus direitos. "O machismo ainda está arraigado na nossa sociedade de uma forma muito forte e é isso que é retratado no filme. A partir de agora, as mulheres atendidas por este Cras poderão chegar em suas casas e dizer que não aceitam humilhação, opressão ou qualquer tipo de coação. O conhecimento, ainda bem, é um caminho sem volta".

Maria José da Silva já passou dos 60 anos, é dona de casa e mãe de um menino e duas meninas. Ela relembra que a criação dos filhos foi muito parecida, não existia proibição para um e liberação para outro. Na casa dela, os direitos e deveres são iguais. "Eu criei meus filhos sabendo o que é respeitar as mulheres e criei minhas filhas sabendo o que é respeitar os homens. E nesse final de semana, quando eu encontrar meus filhos, vou explicar a eles tudinho que eu aprendi aqui" enfatizou.

A exibição do filme no Cras João de Oliveira Sobral é uma parceria entre a Semasc e o Núcleo de Produção Audiovisual de Aracaju, órgão vinculado à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).