Secretaria do Meio Ambiente apresenta projetos a órgãos municipais

Meio Ambiente
23/03/2017 16h20

Na manhã desta quinta-feira, 23, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) apresentou para os órgãos municipais: Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), projetos que a pasta pretende desenvolver na cidade.
 
Entre os destaques da reunião esteve o Plano Municipal de Arborização, que se encontra em processo de atualização e reavaliação de estratégias. O seu principal objetivo é embasar tecnicamente decisões sobre aspectos relacionados à Arborização Urbana, destacando sempre os aspectos fiosiográficos, arquitetônicos, climáticos e culturais da cidade. O Plano lançará novos programas de incentivo à arborização da cidade: “Nosso Pomar” e “Horta nas Escolas”, priorizando o uso de espécies frutíferas com potencial para arborização. Entre as espécies que serão plantadas em Aracaju estão a jabuticaba, a pitanga e os sapotis.
 
Outro destaque da reunião foi o projeto piloto de resíduos sólidos na capital, que visa a instalação de ecopontos de lixo em locais considerados críticos na cidade. O projeto já se encontra em análise pelo corpo técnico da secretaria.
 
De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Cesar Viana, planejar e somar parcerias com outros órgãos é primordial. “Estamos somando esforços na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira para alcançarmos nosso principal objetivo que é ver Aracaju se tornando novamente a capital de maior qualidade de vida do país”, declara.
 
As ações que a Sema pretende realizar na capital estão sendo bem vistas pelos demais gestores. Como é o caso do secretário da Seplog, Augusto Fábio. “Os projetos são de suma importância para o plano diretor e principalmente para o meio ambiente da capital. Vai retomar a arborização frutífera da cidade. Por isso, a Sema está de parabéns pela iniciativa”, relata.