Capacitações da Fundat impulsionam geração de renda extra

Formação para o Trabalho
23/03/2017 18h00

Todo presente merece ser guardado em uma embalagem especial e, se ele tiver sabor de chocolate fica quase impossível de resistir. Então, porque não aproveitar a chegada da Páscoa para presentear ou gerar uma "rendinha extra" confeccionando caixas com ovinhos de chocolate? Para estimular este espírito empreendedor no aracajuano, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) ofertou os cursos de Técnicas Básicas de Caixa de Presente (30h) e Chocolate de Páscoa (20h).

Eles foram finalizados nesta quarta-feira, 22, e quinta-feira, 23, nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs), localizados nos bairros Porto D'Anta e Santos Dumont, respectivamente. Durante os encerramentos, a diretora de Formação Profissional da Fundat, Selma França, incentivou os alunos a continuarem investindo na capacidade que cada um possui de aprender. "A Fundat sem vocês jamais existiria, desejo sucesso e boas vendas a todos", reforça a diretora.

O representante da diretoria de Empreendedorismo e Cooperativismo, Jilson Junior, parabenizou-os pela certificação, ressaltando o privilégio da Fundação em contribuir com a formação profissional dos cidadãos. "Estamos de portas abertas para quem quiser fazer a sua formalização e receber o acompanhamento necessário para se tornar microempreendedores individuais (MEIs) e obter todos os benefícios que um trabalhador tem", explica Jilson.

Com as produções repletas de formas, cores, tamanhos e sabores, as instrutoras finalizaram as aulas ainda mais satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelas turmas. "Foi ótimo. Eles foram maravilhosos porque me identifiquei muito com o grupo, o tempo todo trocamos informações e recebendo deles as necessidades, essa troca foi muito boa", relata a instrutora do curso de Caixa de Presentes, Tânia Aguiar.

Segundo ela, as dificuldades encontradas ao longo do aprendizado foram superadas através da adaptação e persistência. "Cheguei com uma proposta de produzir três caixas e hoje estamos concluindo a quinta caixa, indo para um processo mais avançado", conta a artesã, que propôs uma produção voltada para celebrar a Páscoa. Para a instrutora de Chocolate de Páscoa, Josefa é através da interação que o aprendizado é alcançado. "Toda a produção foi feita por eles, eu apenas orientei como fazer, porque só se aprende fazendo, foi turma bem proveitosa, todos participaram, levaram a sério o curso é se comprometeram", comenta.

Aprender e Praticar

Quando a aluna Maria Rita Brito, 21, iniciou as suas capacitações na Fundat, uma oportunidade de começar o próprio negócio apareceu. Hoje, ela ganha dinheiro fazendo encomendas de diversos tipos de doces e pode auxiliar nas despesas financeiras de casa. "Está no tempo da Páscoa e é sempre bom ter uma renda extra, eu fiz este curso para ter mais aprendizado, descobri muitas técnicas, tirei minhas dúvidas e aprendi a fazer ovos de várias formas como trufados e de colher, além da arrumação da embalagem que também é importante", relata Maria que já produz desde o ano passado ovos de páscoa para vender.

Inicialmente, Wesley de Souza, de 24 anos, não estava muito animado para as aulas de Caixa de Presente. Mas, à medida que foi praticando as técnicas aprendidas, ele passou a tomar gosto pelo artesanato e conseguiu concluir o curso com bastante produtividade. "A experiência foi boa e nova, algo que abriu muito a minha mente para o mercado de trabalho, também ajuda no currículo e é uma opção de uma renda extra", expõe o aluno, que pretende continuar fazendo cursos no segmento artesanal. "Todo conhecimento que adquirimos, não podemos deixar passar, temos que deixar nossa mente colher, porque quanto mais experiências tivermos, melhor para nós", afirma o morador do bairro Porto D'Anta.