Semasc cria plataforma de diálogo com os trabalhadores da Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
24/03/2017 14h50

Para funcionar de forma satisfatória, o Serviço Único da Assistência Social (SUAS), precisa de acompanhamento nas ações, orientação técnica dos trabalhadores e diálogo permanente. Essa é a proposta do ‘Diálogo SUAS', uma nova plataforma de formação dos funcionários da rede de assistência, encabeçada pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Em um serviço como a assistência social, que lida com pessoas e com várias questões subjetivas, é necessário que o trabalho seja alinhado constantemente, para que as linguagens e os processos sejam uníssonos, em uma rede de atendimento tão grande.

A diretora de Proteção Social do SUAS, Inácia Batista, acredita que o Diálogo SUAS é um meio para integrar as equipes e fortalecer o trabalho. "Nós não temos como estar pessoalmente em cada equipamento da assistência, e por isso os nossos representantes estão lá, cuidando das pessoas. Mas é sempre bom que a gente sente para alinhar as coisas de quando em quando. Traz saúde ao trabalho e otimiza a nossa atuação na ponta".

A gerente do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos Andréa Dória explica como funciona o Diálogo SUAS: "primeiro de tudo a gente faz uma apresentação pessoal, para que todas as pessoas se conheçam e saibam o local de trabalho de cada colega. Depois nós explicamos o organograma da Proteção Básica e da Média Complexidade e escutamos as necessidades e dificuldades específicas de cada equipamento".

Jurandir dos Santos, educador do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, diz que esse tipo de trabalho é muito importante para as ações no Cras que trabalha. "É sempre bom sentir esse apoio dos gestores. A partir do Diálogo SUAS sentimos que não estamos sozinhos, soltos no trabalho e que podemos pedir ajuda, caso necessário", comemora.