Saúde firma parceria com ONG Norte Americana para tratamento de câncer de mama

Saúde
24/03/2017 15h35

Na manhã desta sexta-feira, 24, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) firmou uma parceria com a ONG norte-americana Susan G. Komen For The Cure com o objetivo de fortalecer as ofertas dos serviços de saúde e diagnóstico do câncer de mama em Aracaju. Presente na reunião que aconteceu no Radisson Hotel, o Secretário da Saúde André Sotero, juntamente com a diretora de Atenção à Saúde Guadalupe Ferreira, a coordenadora do Programa Saúde da Mulher Cristiani Ludmila e equipe do programa, pactuou o auxílio do levantamento de dados, bem como qualificação dos profissionais da rede a respeito da doença na capital.

De acordo com a referência técnica em saúde da mulher, Helissandra Alves, o acordo tem como benefício primordial melhorar os cuidados e viabilizar agilidade na detecção dos casos de câncer mamário, além de propiciar aos profissionais da rede capacitações específicas. "O nosso principal foco é melhorar o acesso das usuárias do SUS na capital aos serviços de saúde que envolve a preocupação com o câncer de mama, seja com dados, contatos ou mesmo por meio das qualificações que nossos profissionais terão com grandes nomes da área que já são parceiros da ONG", afirmou.

O secretário de saúde reafirmou o compromisso com os usuários do SUS buscando sempre melhores condições de atendimento. “Discutir a assistência a pacientes com câncer é sempre muito importante e estamos aqui fazendo exatamente isso, buscando amadurecer o debate e fechar parcerias que possam trazer qualidade para o cuidado às pessoas com câncer”, disse.

O convênio da SMS com a Susan G. Komen For The Cure vai permitir maior qualidade nas informações sobre a doença para a população em geral, além da preparação de um número maior de profissionais da saúde para que se tornem mais conscientes a respeito dos diversos aspectos que envolvem esse tipo de câncer, que é o mais comum entre as mulheres.

Em palestra aos participantes, o diretor médico do Hospital Pérola Byington do Centro de Referência em Saúde da Mulher de São Paulo, drº Luiz Henrique Gebrim, chamou atenção para a importância de sensibilizar gestores e a sociedade civil quanto à necessidade do diagnóstico precoce. "Quanto antes diagnosticado, maiores as chances de cura, para isso é preciso um olhar diferenciado por parte dos gestores no que diz respeito à constatação do câncer, o tipo dele e o tratamento, visto que o fator tempo é extremamente importante para o sucesso da resolução dos casos", pontuou.