Escola de Arte Valdice Teles promove aulão de boas vindas para alunos e professores

Cultura
24/03/2017 16h30

Na manhã desta sexta-feira, 24, alunos e professores da Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), se reuniram no Teatro João Costa, localizado no Centro Cultural de Aracaju. O encontro teve como principal objetivo recepcionar os novos alunos e inaugurar o primeiro semestre letivo de 2017 da instituição.

A atividade foi iniciada com a formação de um grande círculo composto pela direção e alunos, onde foram realizadas várias dinâmicas com diversas linguagens artísticas. Homenagens não faltaram. Umas das homenageadas, a nova coordenadora da instituição, Giuliana Maria, ficou agradecida com cada discurso.
 
Segundo Giuliane, todo artista, quando sobe ao palco, tem um diferencial, e esta potência encontrada em cada pessoa é algo que vem sendo construído a partir das suas vivências e estudos. “A nossa missão enquanto artista é enviar a sensibilidade ao coração do público, fazendo com que as pessoas compreendam cada número apresentado. Esta dinâmica é uma forma de fazermos com que os alunos busquem o seu diferencial e apliquem em suas apresentações”.

De acordo com aluno de percussão, Cleidson Daniel, muitos chegam à instituição com timidez, e este tipo de apresentação ajuda no desenvolvimento do aluno, tornando-o mais dinâmico. “A coordenadora vem desenvolvendo um trabalho muito bacana na Valdice. Esse tipo de atividade nos ajuda principalmente a perder a timidez na hora das apresentações”, disse.
 
Esta é a primeira semana de aula de 2017 dos veteranos e novos alunos da Valdice Teles. A professora de teatro, Tânia Maria, avaliou este encontro como uma forma de quebrar obstáculos entre alunos e direção. Para ela, é muito raro chegar a um órgão público cultural e se deparar com essa recepção tão envolvente. “Eu percebi no olhar de cada pessoa, na maneira como se expressavam e participam o quanto estavam à vontade. Esse tipo de ação só poderia ter vindo de um artista que realmente entende do mundo artístico e sua missão social”, observou. 

Palestra

Depois da programação voltada aos alunos da instituição, os professores assistiram a uma palestra com a psicopedadoga do Abrigo Caçula Barreto, Heliane Maria Fonseca de Souza, com o tema: “As Experiências da Ação Pedagógica com o Público Infanto Juvenil em Situação de Risco Social”, que destacou a importância do carinho e comprometimento em sala de aula.

“É interessante que estejamos preparados para trabalhar com crianças de diferentes classes sociais e vivências. Muitas procuram aqui, o amor e o carinho que não encontram no seu convívio social”, ressaltou.
 
Ainda segundo ela, muitas crianças vivem em condições precárias e encontram na arte uma maneira de fugir do mundo banal. “É preciso desconstruir este mundo para realizarmos uma nova construção onde seremos os operários. A função do professor nesse processo construtivo é inserir a arte e cultura no repertório cultural desses alunos”, complementou.

Valdice Teles
 
A Escola de Arte Valdice Teles é referência em Aracaju. São atendidos por semestre, mais de 500 alunos em mais de 30 cursos ofertados pela instituição. O diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan, falou da importância de uma boa gestão para colher bons resultados. “A cada ação, a cada projeto, eu vejo que escolhemos a pessoa certa para dirigir a Valdice. O comprometimento de Giuliane é o que estávamos precisando para reconstruir a nossa Valdice Teles”.