Atividades lúdicas marcam Dia do Circo nas escolas municipais

Educação
27/03/2017 15h50

Palhaços, acrobatas, equilibristas, contorcionistas, mágicos, todos ao centro do picadeiro. Misturados às inúmeras cores vibrantes, eles fazem do circo um mundo mágico que, além de levar a alegria ao público, emana a importante mensagem de superação de desafios e de seus próprios limites. Nesta segunda-feira,  27 de março, é comemorado o Dia do Circo e, compreendendo a importância do lúdico para a formação das crianças, escolas municipais de Aracaju realizaram durante o dia de hoje diversas atividades alusivas à data.
 
Para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, o dia foi de muita animação. "Na Educação Infantil trabalhamos a música " O circo já chegou" da Xuxa e contação da história: " O aniversário do palhaço". Utilizamos o mundo mágico do circo para desenvolver a linguagem oral e escrita, bem como outros conceitos. As nossas crianças foram para casa de gravata e nariz pintado", explica a diretora Silvia Karina Falcão .

A professora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, Elizabete da Hora, conta que as atividades são importantes porque ao interagir com as crianças, desperta nelas o prazer de estar na escola, sobretudo na fase em que elas ainda estão se conectando à rotina escolar.
 
A coordenadora pedagógica, Edilma Feitosa confirma o que disse a professora. "Exploramos todas as datas comemorativas durante a semana. Hoje, não seria diferente. Queríamos demonstrar a alegria que o circo nos traz. As queridas professoras Elizabete e Ednalva se fantasiaram de palhaças e abrilhantaram nosso dia, que foi de muita alegria", complementa a coordenadora da Dom Avelar.

A Emef Professora Rachel Cortes Rollemberg realizou atividades de resgate da história do circo para as crianças, através de texto, interpretação, poemas, pintura e filmes. De acordo com a equipe diretiva,  o lúdico é a maneira mais viável para a aprendizagem nessa faixa etária e no circo as crianças também aprendem.
 
Christopher é estudante do 1º ano da Rachel Cortes. Virar um palhaço por meio da pintura foi motivo de muita alegria entre ele e os amigos. Ele conta que foi um dia muito divertido porque aprenderam brincando.

Dia do Circo
 
A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim, essa é a data de seu nascimento. Piolim era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias. Abelardo Silva participou de vários espetáculos, mas o que lhe deu o apelido de Piolim foi o contato com artistas espanhóis, que o chamavam de barbante (piolin na língua espanhola), por ser muito magro e ter pernas compridas. O palhaço ficou conhecido mundialmente, recebendo homenagens como exemplo de artista popular pelos criadores da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922.