Saúde promove vacinação em canteiro de obras

Saúde
27/03/2017 17h30

Investindo na política de prevenção, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, realizou nesta segunda-feira, 27, uma campanha de vacinação dentro do canteiro de obras do Shopping Riomar. Todos os operários que estão trabalhando na expansão do centro comercial receberam a segunda dose das vacinas contra hepatite B e antitetânica. A ação contou com a parceria de estudantes do último período do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (UNIT), supervisionados pela professora Sílvia Atanásio.

O objetivo da campanha é imunizar os 260 funcionários da obra, dando a eles a oportunidade de colocar o cartão de vacinação em dia sem que precisem se ausentar do trabalho. A  enfermeira da USF Hugo Gurgel, Denise Machado, explica como a ação foi planejada. “No mês passado nós estivemos aqui para aplicar a primeira dose das vacinas e hoje retornamos para a segunda etapa. Ainda iremos voltar outras duas vezes:  daqui 30 dias para aplicar a terceira dose da antitetânica e depois para a última dose da vacina contra hepatite, que deve ser aplicada seis meses após a primeira dose”, explicou.

Para a estudante de Enfermagem, Camila Esmerim, essas ações em campo são importantes  para colocar em prática todo o conteúdo aprendido em sala de aula. “É essencial que nós estudantes estejamos envolvidos com a sociedade para que a gente tenha noção do que é a rotina de um enfermeiro. Além disso, essa interação também permite que as pessoas conheçam um pouco mais do nosso trabalho, que não se limita apenas as unidade de saúde e hospitais”, declarou.

O pedreiro, Silvio Santos, fez questão de dar uma pausa no trabalho para se imunizar. Ele foi um dos primeiros da fila na campanha desta segunda-feira. “No mês passado eu tomei as primeiras doses e hoje já estou aqui de novo para me vacinar, porque acho muito importante cuidar da saúde, principalmente com essa facilidade de não ter que sair do serviço”, concluiu.