Escola Fernando Guedes investe em música para estimular o desenvolvimento

Educação
30/03/2017 15h50

A manhã desta quinta-feira, 30, começou diferente para os alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dr. Fernando José Guedes Fontes. Eles foram acolhidos com a contação de histórias infantis em formato musical. A programação faz parte do projeto “Música Historiando”, uma iniciativa da Emei Fernando Guedes, sob a orientação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que tem como premissa estimular iniciativas lúdicas focadas no desenvolvimento dos educandos.

No projeto “Música Historiando” as professoras trabalham com músicas e contação de histórias, de forma lúdica, com o objetivo de estimular a leitura, a criatividade e a imaginação das crianças. Essas iniciativas potencializam o processo de aprendizagem dos alunos da rede.

A diretora da escola, Katia Siene Santos Dias, explica a origem do projeto. “Esse projeto pega uma carona de um outro que já realizamos, só que dessa vez é música e história. Escolhemos algumas músicas da cantiga de roda, para trabalhar alguns conceitos, valores e princípios com as crianças. Então são músicas do cotidiano pedagógico das delas”, relata.

“Nossa ideia é pegar essas músicas e transformar em histórias, explicando para as crianças o que é certo e errado. Por exemplo, na música 'Atirei o pau no gato', queremos trabalhar a questão de não maltratar os animais, a questão da violência. Nós contextualizamos cada música criando algo na história que possa trabalhar com temas relacionados ao currículo das crianças, na linguagem delas”, completa Katia.

A professora da série Infantil 2, Michele Jesus, fala sobre a importância da realização de projetos que estimulem as crianças. “Sempre buscamos desenvolver a criatividade das crianças. Como o imaginário delas é muito rico, buscamos essa interação entre imaginação e realidade. Elas são muito inocentes e a maioria acredita que de fato é uma boneca de verdade. Elas gostam da questão do lúdico da imagem, da brincadeira, da musicalização”, ressalta.