Prefeitura destaca importância de uma boa alimentação no Dia da Saúde e Nutrição

Agência Aracaju de Notícias
31/03/2017 17h00

A forma como os aracajuanos se alimentam e sua qualidade de vida é uma preocupação da atual gestão municipal. Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza uma equipe de nutricionistas que atende nas diversas unidades visando promover a saúde da população. Como neste dia 31 de março é comemorado Dia Nacional da Saúde e Nutrição, é fundamental que o cidadão esteja ciente da necessidade de uma boa alimentação. Por isso, a Prefeitura divulga os serviços que contribuem na manutenção de uma rotina alimentar saudável.

Aracaju conta com 22 Unidades de Saúde da Família (USF), onde 11 profissionais da nutrição trabalham para auxiliar os cidadãos. Eles fazem parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e realizam atendimentos individuais e coletivos, através de consultas ou palestras, que orientam a população de acordo com as suas necessidades. São realizados acompanhamentos e avaliações físicas, com pesagens e medições para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), ações educativas externas e visitas domiciliares.

Segundo Elenice de Oliveira Santos Filha, uma das nutricionistas da saúde básica que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, o trabalho dos nutricionistas é focado na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, as mais comuns nas comunidades. "A Unidade de Saúde está inserida na atenção primária, no caso, a promoção da saúde. Atuamos principalmente na prevenção e controle de diabetes, de hipertensão, da obesidade, entre outras. Quando as doenças já estão instaladas a gente atua para minimizar os danos", explicou.

Os nutricionistas trabalham principalmente na manutenção da boa saúde que está totalmente ligada com a alimentação. Para Elenice de Oliveira esse é o maior desafio, já que, de acordo com o sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel), 50% da população de Aracaju está acima do peso. "Temos trabalhado na atenção básica para que os produtos multiprocessados sejam trocados por alimentos mais naturais, justamente para combater doenças como a obesidade. Precisamos desconstruir a ideia de que o que é saudável é caro. As doenças crônicas não transmissíveis estão diretamente relacionadas com a obesidade" disse.

"Além disso, diminuindo a porcentagem da população obesa também diminuímos o custo nos hospitais e centros de saúde. Afinal, será preciso um menor número de medicação, pois já prevenimos as doenças", ressaltou a nutricionista.

Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Neste dia 31 de março celebra-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que integra o calendário do Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados necessários no cotidiano para manutenção de uma dieta saudável. A data destaca ainda as escolhas alimentares que afetam diretamente a qualidade de vida.