Fundat finaliza março com capacitações profissionais

Formação para o Trabalho
31/03/2017 17h15

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) finaliza o mês de março com vários encerramentos de capacitações profissionais. Entre elas, estão os cursos de Educação Empreendedora e Financeira (30h), realizado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) José Joaquim dos Santos, localizado no bairro Coroa do Meio, Técnicas Básicas em Caixa de Presente (30h), Atendimento com Qualidade (30h) e Informática Avançada (50h), ministrados no Centro da Juventude, situado no bairro Augusto Franco. Todos eles foram concluídos nesta sexta-feira, 31.

Além disso, foi finalizada nesta semana, a turma de Técnicas Básicas em Pacth Aplique (30h), que aconteceu na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Maria Cleia Brandão, também situada na Coroa do Meio. Presente nos encerramentos, a diretora de Formação Profissional da Fundat, Selma França, aproveitou para agradecer mais uma vez aos alunos pela confiança no trabalho desenvolvido pela Fundação. "Sem vocês ela não existiria, continuem estudando e não parem nunca", afirma a diretora.

A representante da diretoria de Empreendedorismo e Cooperativismo, Trícia Dantas, parabenizou os participantes pela iniciativa e ressaltou o quanto o processo de qualificação é fundamental para o mercado de trabalho. "O nosso propósito é capacitar as pessoas e depois colocá-las no campo profissional", reforçou Trícia, explicando sobre os serviços de cadastro de currículo e apoio ao empreendedorismo executados pela Fundat.

Segundo a instrutora do curso de Patch Aplique, Suely Ribeiro, as aulas foram direcionadas à confecção de peças ligadas à Páscoa, a fim de gerar a possibilidade de uma renda extra em curto prazo. "São alunas que já vêm, por meio de cursos da Fundat, buscando profissionalização como artesãs, elas se dedicaram e se esforçaram em aprender", conta a instrutora, que também ensinou algumas técnicas com pintura.

Para ela, o artesanato é uma prática que vem alcançando notoriedade no Brasil e em outros países. "O artesão é uma profissão reconhecida e valorizada, se ele se empenha, consegue desenvolver bem uma renda. Quanto mais tipos de artesanato as alunas aprenderem, mais chances elas terão de encontrar o próprio estilo que as caracterizarão como artistas", assegura Suely.

Foco em aprender

Faz 12 anos que Laíla Henrique, 50 anos, ministra oficinas de artesanato no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Ela conta que decidiu participar da capacitação em Pacth Aplique para renovar as suas habilidades como artesã. "Foi muito bom, me identifiquei com o curso", afirma a aluna, contando como se aproximou das práticas artesanais. "Comecei como realização pessoal e depois fui levando para o lado profissional", relata Laíla, animada com as novas ideias que deseja colocar em prática no trabalho. "Minha profissão depende do artesanato, ele é muito importante", diz.

A aluna Eliane Araújo, 65 anos, acredita que através do retalho é possível criar muitas peças além de fuxicos e colchas. "Você passa a ver ele [o retalho] com outros olhos.É um mundo novo que se abre e desabrocha", comenta Eliane, que tem muita vontade de aprender sobre o empreendedorismo para, futuramente, iniciar a própria produção e venda de peças.

Educação Empreendedora e Financeira

A instrutora de Educação Empreendedora e Financeira, Hellen Lima, explica que o aprendizado foi destinado ao conhecimento de aspectos gerais sobre as práticas empreendedoras, questões financeiras, tributárias, implantação e liberação do negócio. "Eles foram interativos, muitos já tinham ideias do que queriam e outros foram descobrindo ao longo da capacitação", conclui Hellen.

Para Gleyciane Martins, 27, aluna do curso, as aulas foram importantes para direcioná-la na estruturação e avanço da produção das suas encomendas de bolos e doces. "Foi maravilhoso porque meu deu uma noção de qual caminho seguir", diz Gleyciane em relação à abertura do futuro negócio.