Semasc articula parcerias em benefício das pessoas com deficiência

Assistência Social e Cidadania
31/03/2017 17h40

O trabalho em conjunto é uma das melhores formas para que objetivos em comum sejam alcançados de forma rápida, eficaz e com baixo custo. Usando essa estratégia da administração, a vice-prefeita e Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eliane Aquino, se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), do Banco do Brasil, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do projeto Estrelas do Mar, na manhã desta sexta-feira, 31, para articular uma ação coletiva tendo como foco a ampliação do atendimento às pessoas com deficiência.

Para a vice-prefeita Eliane Aquino, o trabalho integrado entre os diversos órgãos é uma forma de otimizar recursos e, especialmente, de qualificar os serviços prestados. "Muitas vezes, há várias atividades sendo desenvolvidas de forma isolada e, justamente por isso, sem alcançar o resultado esperado. A união de forças sempre é um caminho interessante para que possamos melhorar nossas ações e o atendimento do nosso público-alvo".

Durante a reunião, os representantes dos órgãos expuseram sua capacidade de atendimento, as atividades desenvolvidas e traçaram possíveis ações conjuntas. A Universidade, por exemplo, possui equipamentos para a prática esportiva de pessoas com deficiência, mas não tem um público que os utilize. Por isso, colocou a aparelhagem à disposição dos órgãos municipais, especialmente para os usuários do Centro-Dia,  e do projeto Estrelas do Mar para que as atividades esportivas possam ser realizadas. Algo que deixou o coordenador do Centro de Pesquisa Redes (CEDES) da UFS/SE, Ailton Fernando de Oliveira, bastante satisfeito. "Nós queremos que esses aparelhos tenham utilidade. A função da universidade é ser uma agente transformadora no local onde está implantada e para nós será uma alegria enorme contribuir com a qualidade de vida desses jovens".

Crianças e adolescentes com deficiência e que são alunos da rede municipal de ensino também serão contemplados com uma nova parceria. Durante a reunião, o Banco do Brasil disponibilizou vagas para que esse público seja inserido no projeto AABB Comunidade, que promove uma série de ações integrativas e de inclusão social em todo o país. A parceria deixou o coordenador de Educação Física e Esporte Escolar da Semed, José Robson dos Santos, bastante empolgado. "Estou maravilhado com a forma como as parcerias e ações articuladas foram delineadas no dia de hoje. É uma verdadeira teia de ações em prol das pessoas com deficiência e a Semed fica feliz demais em fazer parte dessa história".