População comemora o novo Centro de Artes e Esportes do Olaria

Agência Aracaju de Notícias
31/03/2017 18h10

Uma semana após a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Abrahão Crispim, no bairro Olaria, a repercussão entre os moradores da área é a melhor possível. A obra, projetada e iniciada ainda no mandato anterior do prefeito Edvaldo Nogueira, foi retomada já nos primeiros dias deste ano. A sua conclusão foi uma das prioridades estabelecidas pelo prefeito junto à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), por isso foi inaugurada antes mesmo de completar 90 dias da atual administração.

Além de valorizar a região, o CEU é um novo espaço de lazer, cultura, e convivência para a comunidade. Por isso, entre os moradores, o descontentamento presente no último quatro anos, deu lugar a satisfação.

Para a dona de casa Maria José Oliveira, que mora no bairro há 10 anos, antes ao olhar pela janela de casa ela via um lugar abandonado, escuro, inseguro. Hoje, a realidade é outra."Agora eu vejo uma praça bonita, iluminada, cheia de vida. Principalmente no início da manhã e a noite a praça fica cheia de gente, adultos, crianças, todo mundo está aproveitando", contou.

Há 20 anos morando no bairro Olaria, a dona de casa Lizete Almeida destaca as mudanças positivas desde a inauguração do local. "Antes tinha muito assalto. Agora a noite a praça está iluminada, a Guarda Municipal está presente e a gente pode ficar na porta de casa vendo a paisagem sem medo", disse.

Quem também está feliz com a entrega da praça é a cozinheira Gleideselma Oliveira. Diariamente, ela tem acordado cedo para caminhar no novo espaço de lazer do bairro e no final de semana é a vez da sobrinha aproveitar a praça. "Eu caminho todo dia e quando minha sobrinha vem para cá não quer sair da praça. Se deixar passo o dia todo aqui. Todos estamos muitos felizes com a conquista", destacou.

Estrutura

O CEU é formado por quadra de esportes coberta, pista de skate, parque infantil, biblioteca, laboratório digital, auditório, mesas de jogos, equipamentos de ginástica, teatro e um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), além de banheiros e áreas de lazer e convivência. Como a obra ficou paralisada por mais de dois anos, alguns equipamentos se danificaram. De modo, que desde que a atual gestão iniciou que os reparos foram feitos para que a obra fosse logo concluída e entregue à comunidade. O custo total do empreendimento superou os R$ 2,1 milhões.

O Centro compreende uma área total de 5.730,21 metros quadrados. No bloco 1 está o auditório com capacidade para 60 pessoas, com camarim, coxia, cabine de controle, duas ante-câmaras, salas de administração e almoxarifado, além de sanitários masculino, feminino, para deficientes físicos, circulações e biblioteca. Para esta área foram reservados 404,88 metros quadrados.

Já o bloco 2 possui 203,28 metros quadrados, divididos em duas Salas Multiuso, circulação, copa, sanitário para deficiente físico e três salas para o funcionamento do Cras. Quadra coberta, mesas de jogos, equipamentos de ginástica, pista de skate e playground  são os outros atrativos do Centro de Artes e Esportes Unificados, que integra, num mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.

No monumento de inauguração da obra, a prefeitura instalou um QRCode. Através do código de barras em 2D, o cidadão poderá, ao escaneá-lo no aparelho celular, obter informações sobre o Centro e assim ficar bem informado sobre os benefícios gerados pela obra.