Semed envolve a comunidade escolar do Olaria para discutir segurança

Educação
03/04/2017 11h25

O prefeito Edvaldo Nogueira prometeu e está cumprindo o compromisso de garantir a segurança dentro e no entorno escolar buscando parceria com os órgãos responsáveis e fomentando a construção de uma cultura de paz nas unidades de ensino da rede municipal da Educação. Na última sexta feira, 31 de março, a diretoria de Educação da Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu uma reunião com a comunidade do bairro Olaria para discutir a segurança na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas.

A reunião contou com a participação de diversos representantes da comunidade escolar. Estavam presentes a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Terezinha Meira, Josefa Neide dos Santos, a representante da Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Cardoso, Denise Alves, o padre Flaviano Fonseca, representante da paróquia São Cosme e São Damião, localizada no bairro, o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), professor Adelmo Meneses, o coordenador da Ronda Escolar da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Paulo César e o chefe de operações da GMA, Edmilson Pereira, e diversos representantes dos alunos e professores da Emef.

O diretor de Educação da Semed, Manuel Prado, comunicou aos presentes que a pasta, em parceria com a Guarda Municipal, vai instalar uma base da Ronda Escolar nas dependências da Emef Orlando Dantas. O diretor informou ainda que a ronda terá um telefone dentro da viatura à disposição da comunidade escolar. “Essa é só uma das medidas que a secretária Maria Cecília Leite vem tomando no que diz respeito à segurança escolar e à promoção da cultura de paz. Nesse momento, estamos estudando a viabilidade financeira para promovermos melhorias na estrutura da escola”, informa o diretor.

O bairro

O Bairro Olaria é formado pelos conjuntos habitacionais Veneza, pelo loteamento São Carlos, Maria do Carmo e Nova Liberdade. Além da Emef Jornalista Orlando Dantas, no bairro está localizada a Emef Oviêdo Teixeira e a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela. A questão da segurança nas escolas não é pontual, envolve o caráter social e econômico da comunidade, por isso a presença de representantes da população no entorno da escola é fundamental para que todos se comprometam com os cuidados com os aparelhos públicos. O bairro Olaria tem um histórico de envolvimento comunitário forte, alguns aparelhos públicos presentes na comunidade foram frutos da mobilização popular.

Nesse sentido Manuel Prado falou sobre a importância de envolver a coletividade no debate sobre a segurança. “Aqui nós vamos atuar a partir de dois caminhos, o primeiro é que a secretária está a disposição da comunidade escolar para discutir e colocar em prática o que compete às questões político pedagógicas, mas a gente entende que é preciso também fazer um movimento mais amplo no sentido fortalecer essa comunidade, para que essa comunidade fortalecida possa se mobilizar e buscar melhorias para o bairro como um todo, pois isso, certamente influenciará também na melhoria da escola”, avalia Manuel Prado.

O assistente social, técnico da Semed, Heverton Ramon, explicou que os projetos Elos, #TamoJuntos e o projeto Famílias fortes serão implantados na Emef. “Esses projetos envolvem a criança, o adolescente e a sua família, existem atividades que os alunos levam para casa para serem desenvolvidas com os seus pais ou responsáveis. O envolvimento da família é uma das bases desses programas e isso nos traz excelentes resultados a médio e longo prazo”, explica.

Esperança

Esperança foi a palavra que esteve presente nos depoimentos dos envolvidos na reunião. O representante dos alunos no Conselho Escolar, Marcelo Barbosa, 16 anos, do 9° ano da escola, garantiu que após essa reunião os alunos passaram a ter esperança em dias melhores. “Essa reunião foi muito importante porque falamos sobre todas as questões que envolvem o problema da segurança na escola. Tem o problema da estrutura, mas tem também o problema dos alunos que estão envolvidos com coisas erradas. Eu tenho esperança que agora as coisas vão melhorar porque o diretor da Semed disse que a secretaria vai desenvolver ações conjuntas que envolvem resgatar esses alunos também”, afirma Marcelo.

A coordenadora do Cras, Neide dos Santos, explicou que a questão da violência está presente na comunidade, mas acredita que uma ação conjunta entre os aparelhos públicos e a comunidade do bairro Olaria é o caminho para que esse cenário de violência seja transformado. “A gente precisa investir em ações para conscientizar os indivíduos que estão na comunidade escolar. Eu tenho esperança de que essa realidade vai mudar, nós não podemos perder a esperança de não sabermos mais de casos de violência dentro e no entorno das nossas escolas. Uma semente foi plantada nesta sexte-feira e eu acredito que bons frutos virão por meio dessa união de forças”, analisa.

Soraya de Brito, diretora da Emef Orlando Dantas, afirmou que tudo mudou na nova gestão da Semed. “Agora a gente não se sente abandonado, a gente percebe que a prefeitura está preocupada com a nossa escola. A Semed está com a gente, eu conversei com a secretária sobre os nossos problemas de segurança, imediatamente ela tomou providências e as minhas esperanças estão renovadas enquanto gestora desta escola”, completa com entusiasmo a diretora.

A próxima reunião envolvendo Semed e comunidade do bairro Olaria acontecerá no próximo sábado 8 de abril, às 8h, nas dependências na Emef Jornalista Orlando Dantas.