Semasc e Sema fomentam a alimentação saudável nos Cras

Agência Aracaju de Notícias
03/04/2017 21h19

A Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizaram nesta segunda-feira, 3, a primeira atividade alusiva ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. A ação busca levar, durante toda a semana, informações sobre boas práticas alimentares, arborização e conscientização ambiental, a cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O Cras Maria José Menezes Santos, localizado no bairro Coqueiral, foi o primeiro a receber as equipes das secretarias. Através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional implantada pela nova gestão da Prefeitura de Aracaju na Semasc, a comunidade realizou avaliação física com nutricionistas e aprendeu um pouco mais sobre os mitos e verdades dos alimentos consumidos.

Maria Oliveira Silva foi merendeira de escolas públicas de Aracaju durante 14 anos. Devido ao seu trabalho com alimentação, ela compreende bem a importância de consumir alimentos mais saudáveis. “Antigamente nos alimentávamos melhor e as pessoas tinham menos doenças. Vejo que a minha comunidade precisa muito desse tipo de orientação e nunca tivemos isso antes aqui, espero que a gente possa aprender muito mais”, disse.

O engenheiro agrônomo da Semasc, Ivan Siqueira, também participou da ação explicando sobre o perigo dos agrotóxicos nos alimentos que estão sendo comercializados. “Estamos elaborando um projeto de horta urbana agroecológica para o público dos bairros mais carentes de Aracaju. Temos como objetivo gerar uma reflexão a respeito da alimentação que eles consomem e gerar renda indireta ou direta, ou seja, que eles produzam para o próprio consumo ou até mesmo para venda”, explica.

Meio Ambiente

Já a contribuição da Sema se deu através da grupo de educação ambiental da secretaria. Na oportunidade, eles apresentaram a importância da arborização, cuidados com o meio ambiente, reciclagem e reutilização de materiais, ensinando a fazer hortas verticais. “É muito importante reforçar esse tema com eles, já que grande parte das pessoas da comunidade sobrevive de recolher e comercializar materiais recicláveis”, garante a coordenadora do Cras, Aldileia Amâncio.

“O modelo de horta vertical urbana nos leva a trabalhar duas vertentes importantes em um só momento: a alimentação saudável e redução de consumo de resíduos. As comunidades nos recebem muito bem, se identificam com a problemática e abraçam a ideia. Então, aqui nós podemos aproveitar que eles querem aprender e nós queremos ensinar para trocar experiências”, ressalta a analista ambiental da Sema, Cleudes Maria.

Além disso, a Sema mostrou o valor da boa alimentação das mulheres durante o período de amamentação, de maneira lúdica e cômica, através de um esquete teatral, e distribuiu mudas frutíferas para os participantes da ação.

Dulcelaine dos Santos é dona de casa e participa pela primeira vez de uma atividade do Cras da sua comunidade. “Eu vim aprender mais para melhorar a minha saúde. Atualmente, eu estou comendo muita comida gordurosa e preciso diminuir isso, estou aqui para saber como fazer para ter uma vida mais saudável. Vou fazer a minha horta em casa e seguir as orientações da nutricionista”, afirmou.