Secretaria da Saúde apoia o Fórum de Conselhos da 5ª Região

Saúde
04/04/2017 15h55

Coletar, discutir e divulgar as demandas das comunidades da 5ª Região de Saúde do município de Aracaju, bem como fortalecer os conselhos locais. Estes são os principais objetivos do I Fórum de Debates dos Conselhos Locais de Saúde da 5ª Região, realizado na manhã desta terça-feira, 4, no auditório do Sindicato dos Bancários. O evento teve várias palestras relevantes à saúde da população.

De acordo com Maria das Graças Nunes, apoiadora da 5ª Região da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi o presidente do Conselho Local de Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, José Gomes, que teve a iniciativa de construir este fórum. “Os conselheiros têm o papel de fiscalizar os serviços e as unidades de saúde, mas não é só isso. Eles também devem colaborar com as necessidades das localidades e ajudar a viabilizar o acesso aos serviços. Por isso, foi pensado neste espaço para conhecimento e debates. Após o evento, será formalizado um documento sobre as dificuldades e anseios da 5ª Região e encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde”, informou Maria das Graças.

O município de Aracaju é dividido em oito regiões de Saúde, que englobam as 44 USFs. Cada unidade tem o seu respectivo Conselho Local de Saúde.  A 5ª Região é composta pelas USFs Maria do Céu (Centro), Dona Jovem (bairro Industrial), Cândida Alves (bairro Santo Antônio), Amélia Leite (B. Suissa) e da Oswaldo de Souza (B. Getúlio Vargas).

O I Fórum teve como temas: O papel do conselho local; Políticas públicas para mulheres; Violência contra a mulher; Estratégias de Ações Coletivas; Ações integradas ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Inclusão dos usuários em situação de rua aos serviços de saúde.

Estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Augusto Couto;  a primeira secretária do CMS, Núbia Santana; a Ouvidora da SMS, Cláudia Pardo; a enfermeira técnica do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Helissandra Alves, entre outros trabalhadores da SMS.