Saúde apresenta trabalho com pescadores em evento internacional

Saúde
05/04/2017 17h35

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ganhou destaque nesta quarta-feira, 5, no VI Colóquio Internacional de Estudos sobre Homens e Masculinidade, que acontece em Recife. O que garantiu essa notoriedade foi o trabalho de promoção à saúde do homem, desenvolvido pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, junto aos pescadores do bairro Coroa do Meio. A iniciativa foi apresentada no evento pelo enfermeiro da equipe, Fabrício Almeida dos Santos.

O Grupo de Convivência, que já é um sucesso entre os pescadores, foi criado com o objetivo de debater os assuntos relacionados à saúde do homem, trabalhar a prevenção e promover a qualidade de vida. A atividade demonstra a preocupação da Prefeitura Municipal de  Aracaju (PMA) em investir cada vez mais nas ações que priorizem a saúde da população. Durante o colóquio, o enfermeiro Fabrício Almeida relatou a experiência da SMS apresentando o trabalho com o título "Rodas de Conversa como Estratégias na Construção do Diálogo para a Promoção da Saúde Masculina".

"Essa foi uma experiência muito prazerosa e gratificante. O nosso trabalho foi muito bem recebido pelos demais participantes do evento, porque é uma ação concreta e bem sucedida. O público masculino não é fácil, e o modo como nós conseguimos levar o grupo de pescadores todos os meses aos encontros despertou o interesse e a curiosidade do público do Colóquio", disse Fabrício.

A equipe

Além de Fabrício, o trabalho desenvolvido na Associação de Pescadores da Coroa do meio tem mais quatro autores: a psicóloga,  Viviane Barbosa Torres;  a assistente social, Lízia Nascimento Costa; a agente comunitária de saúde, Michella Brito Lôbo e o enfermeiro voluntário Filipe Matheus de Jesus.

Sobre o Colóquio

Os Colóquios Internacionais de Estudos sobre Homens e Masculinidades acontecem desde 2004, sendo o primeiro realizado na cidade de Puebla, no México. As edições seguintes aconteceram em Guadalajara (México), Medellín (Colômbia), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile), respectivamente, em 2006, 2008, 2011 e 2015. Esses eventos foram fundamentais para alimentar uma Rede Internacional de Estudos sobre Homens e Masculinidade que envolve pesquisadores, estudiosos, gestores e profissionais atuantes no campo das políticas públicas, em diferentes países, especialmente na América Latina.

 

Leia também:

Saúde promove encontro mensal com grupo de pescadores da Coroa do Meio