Prefeitura inicia mutirão de manutenção e limpeza dos parques e praças de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
05/04/2017 12h52

A Prefeitura de Aracaju deu início, nesta quarta-feira (5), a um mutirão de manutenção e limpeza das praças públicas e áreas verdes do município. A ação, desenvolvida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), começou no Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira). O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou o lançamento do programa.

“Dentro do projeto de reconstrução da nossa cidade, a limpeza é uma das nossas prioridades. Por isso, é tão importante o início desta ação voltada às praças públicas e áreas verdes de Aracaju. Nas cidades grandes, os espaços públicos são as áreas onde as pessoas podem conviver, então nós precisamos incentivar isso. Para tanto, as praças precisam estar limpas e bem cuidadas, para que os cidadãos tenham interesse de sair de suas residências e circular na cidade”, afirmou Edvaldo, que agradeceu o empenho das equipes de limpeza no mutirão.

Ele destacou que as mudanças realizadas no Parque da Sementeira, desde a sua gestão anterior, tornaram o espaço um polo de lazer e convivência para o aracajuano, perfil este que está sendo retomado agora. “Com as melhorias que realizamos quando fui prefeito antes, tornaram o Parque da Sementeira um polo de atração, passou a ser um espaço mais visitado pelo aracajuano, que assim desenvolveu uma relação de amor e preocupação com a área. Com este trabalho de limpeza e manutenção, a nossa perspectiva é melhorá-lo mais”, disse.

O presidente da Emsurb, Mendonça Prado, reforçou a importância dos mutirões. “O objetivo é melhorar as condições do parque e praças da nossa cidade, para que se tornem mais bonitos, atrativos e aprazíveis à prática de atividades físicas e que se fortaleçam como pontos de convivência e lazer das pessoas”, afirmou.

Menos carros

O prefeito também abordou a ampliação da medida de proibição da circulação de veículos no Parque da Sementeira. “Os carros da própria Emsurb não mais trafegarão pelo parque, para que as pessoas possam ter ainda mais espaços para caminhar, praticar esportes, andar de bicicleta. Só os carros estritamente necessários continuarão tendo acesso”, explicou.

Outros locais

O diretor de operações da Emsurb, Roberto Gomes, detalhou as ações do mutirão. “Faremos a limpeza geral do parque, fazendo a roçagem, já que com essa chuva, o mato cresceu bastante. Faremos também a podação das árvores e a pintura do meio fio”, explicou. Quatro equipes, 11 roçadeiras, um trator de pneu e uma equipe de pintura atuam no projeto.

Na sexta-feira (7), o projeto chegará à Praça Olímpio Campos. “Faremos também toda limpeza e retirada daqueles viveiros que não estão sendo mais utilizados e estão gerando transtornos à população porque pessoas estão morando ali dentro e acumulando muito lixo”, disse. Nos próximos dias, o mutirão chegará aos bairros Industrial (dia 11) e Inácio Barbosa (dia 17), indo paulatinamente a outros espaços de área verde da capital.