Educação desenvolve ações nas escolas contra o Aedes Aegypti

Educação
06/04/2017 09h55

Com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti”, unidades de ensino da da rede educação de Aracaju têm sido contempladas ações que fazem parte da 6ª Semana Saúde na Escola 2017, uma parceria da Secretaria Municipal da Educação(Semed), da Secretaria Municipal da Saúde(SMS) e da Secretaria de Estado da Educação(Seed), por meio da Brigada da Educação contra a Dengue. 
 
Durante esta quarta- feira, 5, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Deputado Jaime Araújo foi uma das contempladas com a campanha e recebeu uma vistoria para verificar o risco de focos do Aedes Aegypti. Em seguida, foi realizada uma palestra e uma encenação teatral sobre a prevenção de focos do mosquito. Na próxima sexta- feira,7, a Emef Elias Montalvão será contemplada com a ação. As ações seguem até o fim do mês.

De acordo com a Referência Técnica do Programa Saúde na Escola da Semed, Cláudia Mendonça, o objetivo é mobilizar e conscientizar a comunidade escolar a desenvolver ações de identificação e eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti. Estudantes estão sendo orientados a realizar ações de limpeza do ambiente escolar, para identificar os possíveis focos do mosquito.
 
Ela explica sobre a escolha das unidades de ensino. “As escolas escolhidas são pertencentes ao Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA), que são os bairros com maiores índices em Aracaju, como Coroa do meio, Palestina, 18 do Forte, Grageru e bairro América. Além disso, escolhemos escolas de áreas vulneráveis em relação a violência, como o Santa Maria e Santos Dumont”, relata Cláudia.

Conscientização
 
Para o diretor da escola, Edimilson dos Santos, ações como essa são muito importante para o currículo educativo dos alunos. “Essas informações que foram apresentadas constroem na mentalidade do aluno uma consciência ambiental de que todos nós somos responsáveis para combater o mosquito, ressalta.

Representando o coordenador Estadual da Brigada da Educação Contra a Dengue, Jorge Costa, técnico de Referência da Seed na área de educação ambiental, Miguel Nascimento, explica a importância de conscientizar desde a primeira fase do ensino.
 
“São as crianças que conseguem aprender com mais facilidade. Por isso é muito importante passar essas informações de prevenção, porque elas levam essa mensagem e aprendem que por vivermos em um país tropical, infelizmente, não temos como acabar definitivamente com o ciclo de um mosquito. Podemos controlar para que eles não venham causar tantos problemas à saúde”, relata Miguel.
 
O coordenador técnico dos estagiários de teatro da Seed, Manuel Cerqueira, contextualiza que o teatro ilustra de forma lúdica tudo aquilo que foi abordado na palestra. “A peça vem como elemento que se agrega para ilustrar o assunto que foi apresentado de uma forma mais divertida, para que os estudantes compreendam o verdadeiro sentido da mensagem”, declara.
 
A aluna da quarta série, Carolayne Vitoria de Jesus Oliveira, fala que aprendeu bastante com as ações que foram desenvolvidas na escola. “O mosquito Aedes Aegypti pode transmitir muitas doenças e aprendi como me prevenir desses focos. Vou mostrar em casa tudo que aprendi aqui, para ninguém da minha família ficar doente”, revela.

Sem focos do Aedes Aegypti

Todas as escolas da rede municipal que estão participando dessa ação de combate ao Aedes Aegypti recebem uma vistoria para detectar focos do mosquito, realizadas pelos agentes de endemias. Para essa vistoria são apresentados três selos que indicam se a escola apresenta focos desse mosquito. O selo verde - unidade livre de focos, amarelo - unidade com risco de focos e vermelho - unidade com focos.

A agente de endemias, Riviane Conceição Rodrigues, que visitou a Emef Deputado Jaime Araújo, fala que a escola está bem limpa e livre de focos, por isso recebeu o selo verde. “A escola está de parabéns pela limpeza, não foi encontrado nenhum indício de foco. Só encontramos alguns papéis de bala no local externo, mas isso é fácil resolver”, enfatiza.

Para o diretor do Jaime Araújo, a conquista do selo verde é um desafio a mais para manter a escola sempre no mesmo padrão. “Vamos continuar desenvolvendo ações em sala de aula e todos nós estaremos atento para que ela continue sendo um ambiente sadio e de prevenção. Todos nós somos um agente de combate ao Aedes Aegypti e é isso que queremos mostrar para os alunos”, completa Edimilson.