Edvaldo: o grande fato é que regularizamos os salários dos servidores

Agência Aracaju de Notícias
06/04/2017 11h43

Como uma espécie de audiência pública com os aracajuanos, o prefeito Edvaldo Nogueira respondeu a dezenas de questionamentos da população durante entrevista, nesta quinta-feira (6), à rádio Fan FM. Por quase três horas, ele prestou esclarecimentos sobre temas da administração municipal e fez um balanço dos primeiros três meses do seu governo. A regularização dos salários dos servidores, a paralisação dos médicos, a coleta do lixo na capital, a retomada de obras e as melhorias já realizadas nos bairros foram os temas principais do programa.

“Estamos trabalhando muito. Chego à prefeitura cedo, saio às 21h. Vejo que a cidade já respira outro ar, apesar da crise que eu peguei. O grande fato é que conseguimos, mesmo com uma dívida deixada de R$ 530 milhões, regularizar o salário dos servidores, colocando na economia de Sergipe mais de R$ 320 milhões em apenas três meses”, destacou. “Nenhum prefeito de Aracaju tomou a atitude que eu tomei em relação aos servidores públicos municipais. Todo mundo sabe disso como encontrei a prefeitura, com dois salários dos servidores atrasados, deixados pelo ex-prefeito. Mas, em menos de dois meses, a gente pagou o salário de dezembro, pagou o 13° salário e colocou em dia os salários de janeiro e fevereiro. Além disso, no último dia 31, também paguei, em dia e dentro do mês trabalhado, o salário de março”, afirmou.

Neste sentido, o gestor municipal voltou a fazer um apelo aos médicos pelo fim da paralisação da categoria, que já se estende por 75 dias. “Faço um apelo aos médicos que estão em greve para retornarem ao trabalho. Fizemos um grande esforço para pagar os salários atrasados. Nesse momento, a Prefeitura de Aracaju não tem mais o que oferecer aos médicos que não seja o pagamento integral do salário de dezembro, via operação de crédito. É preciso deixar bem claro: não existe parcelamento deste salário. O servidor recebe todo de uma vez, como já ocorreu com mais de 70% dos servidores e com 60% dos médicos. Quem receberá parcelado é o banco, com o pagamento sendo feito pela prefeitura. Para o servidor não há qualquer prejuízo. Então não tem sentido a reivindicação do Sindicato dos Médicos de querer receber o salário em cinco vezes. Porque não aceitar o recebimento de uma só vez? São mais de 12 mil servidores na Prefeitura, cuja grande maioria aceitou a proposta da prefeitura. Somente 200 médicos ainda não quiseram. É justo então mudar a proposta?”, questionou o prefeito, sendo apoiado por vários ouvintes.

Contrato mais amplo do lixo

Ao tratar da coleta do lixo, Edvaldo reconheceu as dificuldades e apontou os esforços da atual gestão para devolver a qualidade à prestação do serviço. “Por uma questão judicial, nós estamos com essa dificuldade nesse momento. Mas é bom lembrar que fizemos um esforço grande quando eu cheguei à prefeitura. Através de mutirões, recolhemos mais de 800 toneladas de lixo que estavam acumulados na cidade há seis meses. Infelizmente, no mês de março, ao realizar uma nova contratação emergencial, como a lei permite, quando foram vencedoras quatro empresas para prestar um serviço mais completo, a Justiça determinou a renovação do contrato com a empresa Cavo por mais 70 dias, contrato este que está sendo pago em dia pela nossa gestão. Mas o problema é que a empresa atual tem dificuldade de coletar. Temos fiscalizado e estamos aguardando a decisão final da Justiça, pois na contratação que fizemos ampliamos as equipes e incluímos a limpeza dos canais, que não vem sendo realizada há dois anos. Nosso objetivo é melhorar a coleta do lixo”, destacou.

Obras

Na entrevista ao radialista George Magalhães, o prefeito elencou as ações de infraestrutura já realizadas em sua gestão, como a entrega do Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro Olaria, a recuperação da avenida Euclides Figueiredo, além das ações de tapa-buracos em 400 ruas. Ele anunciou ainda que participará, na próxima segunda-feira, da inauguração da escola Calumby Barreto, no 17 de Março. “Vamos colocar a escola para funcionar. O prefeito anterior entregou o prédio, mas sem entregar a estrutura completa. Nós terminamos de fazer, organizamos, colocamos o material, e abriremos a escola para a comunidade do 17 de Março”, disse ele, frisando que até o início do próximo semestre, com o fim do período das chuvas, iniciará outras obras na localidade, como a ponte que liga os bairros Santa Maria e 17 de Março.

Compromissos

Edvaldo Nogueira ainda confirmou os compromissos firmados com a população, como a revogação do aumento anual de 30% do IPTU, a retomada de obras paralisadas pelo governo passado, a licitação do transporte público municipal, a licitação do serviço de lixo, a realização de estudos sobre as faixas exclusivas do transporte público, a realização de mudanças e melhorias nas feiras livres de Aracaju, a reorganização do Centro e a busca de recursos junto à bancada federal do Estado.

“Este primeiro ano é o ano da reconstrução. Eu disse aos aracajuanos que iríamos ter algumas prioridades e é desta forma que estamos trabalhando. Regularizamos salários e estamos recuperando os serviços como Saúde, coleta do lixo e melhorando as ruas e avenidas. Mesmo diante das dificuldades, temos enfrentando os problemas e buscado alternativas para melhorar a vida dos aracajuanos. Até o final do meu mandato, cumpriremos com todos os meus compromissos com o povo. A população pode confiar”, ressaltou.