Escolas recebem projeto sobre educação sexual e gravidez na adolescência

Educação
06/04/2017 12h50

Levar os adolescentes a refletirem sobre as responsabilidades de ter um filho, evitar doenças sexualmente transmissíveis, além ensinar os cuidados que devem ter com o próprio corpo é uma importante orientação do universo escolar. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) vem implementando, por meio da Coordenadoria de Arte-Educação (Coarte), o projeto "Folha, flor e fruto, tudo a seu tempo", que aborda temas como, direitos humanos, violência, drogas, mas que tem como tema base discutir a gravidez na adolescência.

A primeira ação do projeto foi realizada na última quarta-feira, 5, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão, localizado no bairro Suíssa, e segue nem outras unidades de ensino.O técnico da Coarte/Semed, Lucas Wendel, explica que as atividades realizadas no Freitas Brandão foram bastante enriquecedoras. "Fizemos as leituras gramaticais de textos relacionados especificamente à gravidez na adolescência, mas tratamos do cuidado com o outro de uma forma em geral. Realizamos jogos teatrais e contextualizamos esses jogos com a realidade escolar", revela.

O técnico da Coarte/Semed, Felipe de Jesus, explica como foram escolhidas as escolas que estão inserida no projeto."Dentro da Coarte traçamos um planejamento onde escolhemos 20% das escolas, que são as escolas onde teve um índice de aproveitamento muito baixo no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)", relata.

Para a diretora da escola, Vilse Maria dos Santos Gonçalo, esse projeto faz com que os adolescentes consigam interagir mais sobre assuntos como a gravidez na adolescência. "Gostei bastante, percebi que os alunos conversaram, participaram da dinâmica, e com isso cada um foi expondo seu ponto de vista. Escolhemos alunos do 6º ao 9º ano, com a faixa etária de 12 a 17, onde a maioria já tem relações sexuais. Queremos que eles entendam a importância da prevenção", ressalta.

Chaellen Cardoso tem 13 anos e está no nono ano, para ela, o projeto tem sido muito importante. “ Foi uma oportunidade muito boa porque recebemos muitos conselhos e também discutimos sobre gravidez na adolescência que é um assunto polêmico para muitas pessoas que muitas vezes ficamos sem graça em falar, tirar dúvidas”, conta a estudante do Freitas Brandão.

Gabriel Melo tem 13 anos e também cursa o nono ano na Freitas Brandão. Ele explica que a interatividade da comunicação facilitou a compreensão das temáticas abordadas também gostou de participar do bate papo . “Os técnicos da secretaria da Educação souberam como abordar os assuntos de forma a gente compreender bem. Foi divertido e leve, gostei demais”, fala.