Unidade Oswaldo de Souza cultiva horta com plantas medicinais

Saúde
06/04/2017 13h50

A saúde pública enriquece quando a comunidade se envolve em ações que possam auxiliar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Um exemplo disso é a ideia da criação da horta medicinal na Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, no bairro Getúlio Vargas. Além de valorizar o saber popular, integra a comunidade junto ao estabelecimento de saúde.

A iniciativa de fazer uma pequena horta com plantas medicinais surgiu dos participantes do grupo de idosos e que encontrou o apoio efetivo dos trabalhadores da USF Oswaldo de Souza. “A princípio estamos construindo a horta medicinal com plantas que têm substâncias medicinais cientificamente comprovadas com resultados positivos para o corpo humano com efeito calmante, laxativo, para o combate a resfriado, insônia, gastrite, entre outros benefícios. E depois vamos implantar a farmácia viva, onde iremos produzir os medicamentos fitoterápicos como xaropes, lambedores, pomadas e chás para dispensarmos na unidade mesmo”, explicou a enfermeira responsável técnica da USF Oswaldo de Souza, Marcelly Silva Dourado.

Segundo a enfermeira, a ideia inicial é oferecer ao usuário a matéria bruta, ou seja, um galho da planta medicinal e ensinar ao usuário como utilizar. “Por exemplo, uma mulher que esteja com leucorreia (que é conhecido por corrimento vaginal e é uma inflamação), nós daremos um pouco da planta sambacaitá e orientaremos como utilizar através de um banho de asseio para não precisar usar drogas químicas”, exemplificou Marcelly.

Para a senhora Adenilde Santos, que faz parte do Grupo de Idosos, é um projeto muito valioso porque junta o conhecimento popular com a diminuição de ingestão de medicamentos. “É uma coisa muito boa, porque as nossas mães e avós já nos ensinaram as usar as plantas e agora está sendo reconhecido pela ciência o poder curativo delas como remédio. E é melhor do que a gente ficar se enchendo de comprimido”, enfatizou dona Adenilde.

Na tarde da última quarta-feira, 5, os idosos e os servidores da unidade de saúde se juntaram e colocaram literalmente a “mão na massa”. “Cada idoso trouxe uma planta medicinal, nós contribuímos com a terra e fizemos a plantação de erva cidreira, hortelã graúda, erva doce, sambacaitá e capim santo no fundo da unidade”, informou a enfermeira Marcelly.