Prefeitura articula ações de enfrentamento às drogas e fortalecimento de vínculos

Assistência Social e Cidadania
06/04/2017 17h50

Construir uma base forte de amor e limites entre pais e filhos tem se comprovado como uma das melhores práticas para o enfrentamento às situações que põem crianças e adolescentes em risco social. Pensando nisso, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 6, uma roda de conversa para sensibilização de profissionais e técnicos de várias secretarias sobre o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência, com foco nos projetos Elos, #TamoJunto e Famílias Fortes, para a orientação sobre a prevenção do uso do álcool, tabaco, crack e outros entorpecentes.

"Esse momento é para que, no futuro, a gente pense na capacitação e no direcionamento desses profissionais para atuar na execução dos projetos no município. Entendemos que é preciso intensificar as conexões entre pais e filhos por conta das rupturas e conflitos nas relações familiares. A intenção é potencializar a prevenção e o cuidado por conta do uso abusivo de drogas e a ocorrência de violência", explicou a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Cruz, Shauna Freire.

De acordo com a articuladora dos programas de prevenção da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Karina Cunha, através da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, esses programas são ofertados aos municípios para serem utilizados nos Cras, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), postos de saúde e escolas. "Está sendo feita uma articulação intersetorial para organizar e apresentar esses programas para os profissionais. Já tivemos dois momentos anteriores de sensibilização com gestores gerais e dos equipamentos. A gente quer aqui garantir as habilidades desses jovens de entender suas emoções e saber fazer escolhas. É preciso instrumentalizar os profissionais para que eles estejam aptos a fazer esses trabalhos com os Cras."

Os diálogos acontecem até o próximo sábado, 8, e vão contar com a presença de educadores, psicólogos, assistentes sociais e representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Educação (Semed) e Guarda Municipal (GMA).