Semasc encerra mês de março com muitas ações em prol do empoderamento feminino

Assistência Social e Cidadania
06/04/2017 16h55

Muito mais que um dia, muito mais que flores. A Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) fechou o mês da mulher com uma série de atividades voltadas para o empoderamento feminino, discussão dos direitos da mulher e segurança jurídica.

Tornar o mês de março emblemático e repleto de reflexões necessárias sobre a luta dos direitos da mulher na esfera pública foi uma decisão da vice-prefeita e secretária da Semasc, Eliane Aquino. "Nós precisamos falar sobre todos os tipos de violência que as mulheres sofrem diariamente e nada mais justo do que discutirmos de forma profunda esses temas no mês de março. Para isso, usamos como mote a campanha ‘Toda Mulher É Forte', pensada com o objetivo de empoderar as mulheres de Aracaju e mostrar para aquelas que ainda não tinham essa percepção o quanto de força e poder de transformação cada uma de nós carrega dentro de si".

Antes mesmo do início do mês propriamente dito, no dia 24 de fevereiro, Eliane Aquino assumiu o cargo de prefeita em exercício, tornando-se a primeira mulher chefe do Executivo da história de Aracaju. Como primeiro ato enquanto prefeita empossada, ela foi até o bairro Santa Maria para homenagear mulheres que se destacaram por suas histórias de luta em prol do desenvolvimento da comunidade, do enfrentamento ao machismo e à violência e à promoção da igualdade entre os gêneros.

Já em 2 de março, a Semasc realizou um curso de formação sobre Direitos da Mulher e Enfrentamento à Violência para profissionais dos 16 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos quatro Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS). As atividades, realizadas durante todo o dia no auditório da Estação Cidadania, envolveram cerca de 80 técnicos e educadores, qualificando-os para um melhor atendimento com foco nas cidadãs assistidas nas unidades dos Cras e Creas.

No Dia da Mulher, 8 de março, os funcionários da Semasc foram às ruas do centro da cidade para uma panfletagem instrutiva sobre os direitos das mulheres. A caminhada, que também contou com a participação da vice-prefeita, seguiu até a praça Fausto Cardoso, onde foram realizadas atividades para o fortalecimento da autoestima feminina e apresentações artísticas.

Mas as ações não pararam por aí. No dia seguinte, 9 de março, a Diretoria de Direitos Humanos da Semasc iniciou uma série de formações especiais sobre Direitos da Mulher e empoderamento feminino nos 16 CRAS de Aracaju, que se estendeu até o último dia do mês de março. As oficinas tiveram um caráter de fortalecimento da identidade da mulher negra, principais vítimas de violência e de atos discriminatórios, e envolveram diretamente 673 mulheres, que saíram das oficinas dispostas em se tornarem multiplicadoras das informações entre seus familiares e amigos.

O enfrentamento ao machismo e o incentivo ao empoderamento das mulheres também foi trabalhado através da sétima arte. No dia 22, aconteceu a exibição do filme "Câmara de Espelhos", da diretora Déa Ferraz, uma obra premiada e que apresenta um retrato aprofundado sobre o universo masculino e a forma como boa parte dos homens enxergam o papel das mulheres na sociedade.

O empoderamento também passa pelo conhecimento sobre seus direitos. Pensando nisso, no mesmo dia, a Semasc reuniu gestantes atendidas pelo Cras Terezinha Meira para uma conversa e instruções sobre como acessar o auxílio natalidade e demais benefícios ofertados pelo Poder Público. Também foram feitas conversas com as mulheres mais experientes e no dia 28 foi a vez da Semasc participar de um diálogo com as aposentadas do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju.

As ações alusivas ao Mês da Mulher foram finalizadas com profissionais da Semasc participando do Seminário "Tecendo a Rede: Atenção a Autores de Violência de Gênero". A ideia é que possam ser trabalhados também junto aos agressores como forma de enfrentarmos situações de reincidência e aprofundarmos os debates relacionados ao tema envolvendo o maior número possível de atores. E o mais importante: as ações de promoção da igualdade de gênero, incentivo ao empoderamento das mulheres e enfrentamento ao machismo serão permanentes na Semasc.