André Sotero apresenta na Câmara indicadores da Saúde e fala sobre greve

Saúde
06/04/2017 16h25

O secretário Municipal da Saúde, André Sotero, foi à Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta quinta-feira, 6, para apresentar o relatório do último quadrimestre de 2016. Os números, que mostram queda acentuada dos resultados, retração de investimentos em todas as frentes de ação e o consequente desmonte estrutural da rede, causaram forte impacto entre os vereadores.

Para situar os vereadores no contexto da saúde pública de Aracaju e permitir uma maior compreensão sobre a oferta dos serviços e assistência ao paciente, Sotero iniciou sua fala apresentou a identidade do município, ou seja, número de habitantes (641.523), IDH (0,770), Esperança de vida (74,4 anos), Renda per capita (R$ 1.052,03) e uma região de saúde que abrange 37% da população de Sergipe. Na sequência, ele apresentou a composição da rede física de saúde pública e de prestadores de serviços, informando número de unidades de atenção básica, especializada e hospitalar, bem como o de atenção psicossocial.

O secretário mostrou os indicadores de saúde como mortalidade materno-infantil, mortalidade prematura (causada por câncer, doenças respiratórias crônicas, diabetes, entre outras) e sífilis congênita. Destacou que na gestão passada as mortes por câncer alcançaram um percentual de 44%, enquanto o número de procedimentos médico-hospitalar foi reduzido em 1.200 mil nas Unidades Básicas de Saúde e as consultas em 300 mil. "Os avanços conquistados na administração anterior de Edvaldo Nogueira foram todos desconstruídos. Então, nosso trabalho é, literalmente, reconstruir a saúde pública de Aracaju", disse o secretário André Sotero.

A repercussão da fala de André Sotero no plenário da Câmara pode ser medida pelo pronunciamento dos vereadores que, por unanimidade, o aclamaram. Declarações e questionamentos de governistas e oposicionistas convergiram na manhã desta quinta-feira para um mesmo ponto: a honra e a credibilidade do gestor. O líder do governo na Câmara, vereador Antônio Bittencourt, destacou a competência com a qual secretário da Saúde vem conduzindo a pasta da Saúde. "André Sotero é um nome respeitado e tem feito um trabalho muito bom à frente da Secretaria", salientou.

O vereador Iran Barbosa usou a tribuna para enfatizar denúncias feitas por ele contra a gestão passada. "Por várias vezes vim a esta tribuna denunciar a redução de investimentos na Saúde pelo governo de João Alves. Minha Von não foi ouvida, mas agora o secretário nos apresenta números que mostram que minhas denúncias não eram infundadas. Quero aqui desejar ao secretário sucesso em seu trabalho e dizer que, conhecendo a sua história de vida, acredito que a Saúde está em boas mãos", falou Barbosa.

O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Aracaju na Legislatura passada, Vinícius Porto, também saudou o secretário André Sotero, destacou suas qualidades profissionais e declarou apoio. "Embora eu seja da oposição, esteja certo de que me somo a Vossa Senhoria no trabalho de melhorar a saúde de Aracaju", disse.

Greve

Alguns vereadores levantaram questionamentos sobre a greve dos médicos. André Sotero explicou as razões que levaram o prefeito a efetuar o pagamento do mês de dezembro nas duas modalidades que são o parcelamento em 12 vezes e o empréstimo consignado, situação bem conhecida pelos vereadores, já que o projeto foi aprovado na Casa. O secretário enfatizou que o prefeito Edvaldo Nogueira deu tratamento igualitário a todos os servidores da Prefeitura de Aracaju, não sendo, portanto, aceitável que a greve continue por mais tempo.