Sistema de Convênios do Governo Federal é apresentado aos órgãos da PMA

Planejamento e Orçamento
06/04/2017 18h01

Na manhã desta quinta-feira, 6, a Assessoria de Captação de Recursos da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) promoveu uma reunião com representantes de várias secretarias e órgãos, no intuito de discutir a funcionalidade do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv). O encontro aconteceu na Sala de Treinamento do Centro Administrativo Aloísio Campos.

O secretário municipal do Planejamento, Augusto Fábio Oliveira, participou da ação e destacou a proposta primordial: capacitar continuamente quem executa esse serviço. "Nossa ideia é de realizar uma série de capacitações sobre este e outros aspectos correlatos à captação e manutenção de convênios. A gestão pretende fortalecer o serviço que resulta em grandes conquistas em prol da sociedade, pois é a partir de muitos convênios que a Prefeitura consegue desenvolver obras e investir em vários segmentos do município. O setor de Captação de Recursos da Seplog deve ser um aliado no trabalho de vocês. Contem com este apoio", destacou o gestor.

Segundo o assessor de Captação de Recursos da Seplog, Jorge Guilherme Moreira, o foco é democratizar as informações. "Com o trabalho que estamos desenvolvendo agora em 2017 podemos obter cerca de R$ 10 milhões em recursos para serem aplicados em investimentos na capital. Pretendemos realizar uma vez por mês essas reuniões que possibilitam democratizar as informações nesta área. Dúvidas, atualizações de prestação de contas, contratações e elaboração de projetos são bons exemplos deste trabalho", disse.

Atento às orientações e representando a Funcaju, o contador Pedro Pereira achou válida a iniciativa. "É sempre bom nos atualizar sobre itens que compõem a área de captação de recursos. Fiz questão de participar deste, parabenizo a organização e estarei nos próximos eventos", concluiu.

Termo de Adesão      

O prefeito Edvaldo Nogueira assinou no dia 1º de fevereiro o termo de adesão do município à Rede Siconv, cujo objetivo é ampliar a integração entre os entes federados, permitindo maior transparência no uso dos recursos públicos repassados pelo Governo Federal à Prefeitura. A assinatura do convênio ocorreu durante o Fórum Estratégico de Fortalecimento da Rede Siconv, que aconteceu na capital sergipana no início de fevereiro.

A Rede de Fortalecimento é um mecanismo de cooperação entre órgãos e entidades públicas e privadas que conta atualmente com 93 parceiros com objetivo de melhorar a qualidade do gasto público, elevando a efetividade e a transparência das transferências voluntárias, operacionalizadas mediante o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).