Técnicos da Saúde fazem ação sobre parto e depressão pós-parto

Saúde
07/04/2017 15h23

A Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza realizou uma ação com 25 gestantes do grupo 2 Corações sobre parto e depressão pós-parto.  O evento foi promovido em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta sexta-feira, 7. O tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser lembrado na data este ano foi depressão.

De acordo com Denise da Rocha Soares, gerente da USF Oswaldo de Souza, foi criado um grupo com as gestantes que fazem o pré-natal na unidade. “Os servidores da USF, juntamente, com os trabalhadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), viram a necessidade de explicar sobre o parto e a depressão pós-parto, então aproveitaram o tema escolhido pela OMS para fazer a ação”, explicou a gerente.

A técnica do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Carolina Pontes, ministrou uma palestra sobre o parto, quais os sinais e sintomas, explicou quais os exercícios físicos estimulam o parto natural, entre outras informações.

A psicóloga do Nasf, Laís Alves, falou sobre a depressão pós-parto. “Nós queremos dar um alerta para estas gestantes porque a tristeza pós-parto é fisiológica, é normal, pois mexe muito com os hormônios e com o corpo da mulher. Mas passando do período de três semanas já pode ser depressão e é necessário cuidar porque prejudica a vida da mulher e da família”, disse a psicóloga.

Segundo ela, não tem como prever se a mãe terá depressão pós-parto, no entanto existem mulheres com mais riscos como: as que já apresentaram um quadro de depressão antes e durante a gravidez, as que não queriam ter filhos e as que tiveram gravidez sem planejamento.

Grupo de gestantes

A USF Oswaldo de Souza criou o grupo de gestantes 2 Corações com cerca de 30 mulheres grávidas. “Os profissionais sentiram a necessidade de conversar com as gestantes sobre vários temas. Então a cada 15 dias nos reunimos para falar sobre um assunto diferente. Iniciamos no último dia 29 de março com uma palestra sobre aleitamento materno e hoje conversamos sobre parto e a depressão pós-parto, daqui a 15 dias teremos outro tema”, esclareceu a enfermeira Marcelly Silva Dourado.