População lota praça em ação do Dia Mundial da Saúde

Saúde
07/04/2017 16h29

Cuidados com a saúde, aliados a diversão e aprendizado. Assim foi a ação do Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta sexta-feira, 7, realizada pela Coordenação de Promoção à Saúde (Cops), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco. A iniciativa, que teve aulas de ritmo e zumba, acupuntura, exercício físico, avaliação nutricional, massagem, reiki, teatro, oficinas de percussão, origami, malabares, e orientação de saúde bucal, atraiu a população e o local ficou lotado. Teve atividade para todos os gostos e idade e o clima de alegria tomou conta da praça.

Segundo o secretário Municipal da Saúde, André Sotero, este tipo de ação contribui para o bem-estar físico, mental e social da população. "Temos que mostrar que a saúde não se resume a uma consulta médica. Saúde é também bem-estar físico, mental e social. Por isso, organizamos todas estas atividades que contribuem para a saúde como um todo e, consequentemente, para a qualidade de vida. Além disso, iniciativas como esta nos aproximam da população e isso é bom porque queremos conhecer ainda mais as necessidades e realidade das pessoas", disse.

A dona de casa Maria José dos Santos chegou cedo à praça para participar da ação. Ela, que já é aluna do Programa Academia da Cidade, do polo do Augusto Franco, aproveitou para fazer atividade física e também para receber orientações sobre os cuidados com a saúde.

"Faço parte da Academia da Cidade e minha vida mudou completamente desde comecei a praticar atividade física. Adoro as aulas e elas me fazem super bem. Já fiz a aula da Academia e vou aproveitar a ação para receber orientações sobre os cuidados com a saúde e para fazer também outras atividades. Este tipo de iniciativa deixa a gente mais feliz porque podemos fazer uma programação diferente", conta.

Para a coordenadora do Cops, Kátia Aragão, é preciso reforçar cada vez mais a importância de se ter qualidade de vida e é possível fazer isto nas ações da SMS. "A Organização Mundial da Saúde definiu a depressão como tema da campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, mas decidimos focar na qualidade de vida que também é uma maneira de prevenir a depressão. E é em ações como esta da secretaria que podemos reforçar essa questão", comenta. A Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) e a Coordenação de Educação Permanente em Saúde (Ceps), que fazem parte da SMS, também colaboraram na organização da iniciativa do Dia Mundial da Saúde.

Cuidados com a saúde

Já o encarregado de obra, David Casado, foi à ação para poder fazer avaliação nutricional e antropométrica, que calcula o Índice de Massa Corpórea (IMC), e saiu de lá garantindo que cuidará mais da saúde. "Fiz a avaliação e realmente estou acima do peso. Mas recebi algumas orientação sobre os dez passos da alimentação saudável, e agora vou cuidar mais da minha saúde. Quero viver ainda por muitos anos e sei que para isso preciso estar saudável. Estou saindo da ação consciente de que preciso mudar o meu estilo de vida", declara.

A aposentada Romilda Coutinho também aproveitou a ação da SMS para receber dicas sobre saúde bucal. "Faço a escovação corretamente, mas recebi ótimas dicas sobre saúde bucal e vou caprichar ainda mais na higienização. Aprendi que, fazendo isso, evito cáries, gengivite e até câncer de boca", afirma.

Batucada e malabares

As oficinas de percussão e malabares fizeram sucesso na ação. Os alunos da Escola Estadual Maria do Carmo Alves, por exemplo, que participaram da iniciativa na praça, se divertiram com as atividades.

O estudante Carlos Nascimento foi um deles. "Tivemos uma manhã muito legal. Toquei alguns instrumentos e ainda aprendi um pouco de malabarismo. Foi muito divertido. Gostei tanto que vou querer fazer aula de percussão", disse. A oficina de percussão foi dada pelo grupo BatuCaps, formado por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capristano.

Parcerias

Os Programas Academia da Cidade, Saúde do Adulto e Idoso, Saúde Bucal e Saúde na Escola, da SMS; as Secretarias Municipal do Meio Ambiente (Sema), da Juventude e do Esporte (Sejesp), da Assistência Social e Cidadania (Semasc); a Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat), o Movimento Popular de Saúde (Mops) e o curso de nutrição da Faculdade Estácio também foram parceiros na ação.