Eliane Aquino se reúne com integrantes da Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer

Assistência Social e Cidadania
07/04/2017 17h39

Na manhã desta sexta-feira, 7, a vice-prefeita e secretária da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, realizou visita de cortesia à Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer (LFECC). Durante a reunião foi estabelecido um diálogo entre a Prefeitura Municipal Aracaju e a entidade, voltado para o atendimento preventivo do câncer em mulheres jovens e adultas que residem na capital e em todo o interior sergipano.

"A Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer já faz um trabalho reconhecido há muitos anos, sendo referência neste tipo de suporte às mulheres sergipanas. O poder público precisa olhar essas entidades como organizações parceiras, pois a demanda social é grande e temos que atuar em conjunto para acolher a população. Além disso, é preciso unir forças e encontrar um meio de regulamentar essas parcerias, de forma que não se configurem como um favor e sim como prestação de serviços à comunidade.", destacou Eliane Aquino.

De acordo com a presidente da Legião, Idalina Campos, a reunião serviu para que seja avaliada a viabilidade desta permuta dentro da legalidade. "Queremos unir o que temos com as carências da Prefeitura. Temos conhecimento de que o município tem uma demanda de pessoas para serem atendidas que chega a 16 mil pacientes. Enquanto nós temos a estrutura, mas não temos profissionais para realizar os exames, a Prefeitura tem esses trabalhadores e não tem o aparato. Queremos oferecer uma permuta para que todos saiam ganhando", pontuou Idalina.

Atualmente a LFECC conta com voluntários para todo o seu quadro de funcionários e sobrevive de doações para a manutenção do local. São dez profissionais médicos, seis enfermeiras, uma nutricionista, uma ultrassonografista, além de três aparelhos disponibilizados para a realização dos exames. Mesmo com uma estrutura limitada, em 2016 a Legião conseguiu atender um total de 32.850 jovens, adultas e idosas de todo o Estado.

A intenção é que as conversas se estendam aos gestores das secretarias municipal e estadual da Saúde.