100 dias sem parar: Sema intensifica fiscalizações e inicia campanhas de conscientização

Meio Ambiente
10/04/2017 06h00

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vem trabalhando para combater as problemáticas encontradas em Aracaju. Neste ano, já foram realizadas cerca de 300 fiscalizações nas áreas que competem à equipe de controle ambiental, como resíduos sólidos e saneamento ambiental, poluição sonora e atmosférica, áreas de preservação permanente, arborização e proteção animal.

Além disso, nesses 100 dias, a Sema recebeu mais de 100 solicitações de autorizações sonoras para a realização de eventos na cidade e expediu cerca de 130 autorizações. Através do Departamento de Licenciamento Ambiental, também foram expedidos mais de 200 processos, como certificados de dispensa de licença, licenças simplificada, prévia, de instalação e de operação.
 
De acordo com o secretário Cesar Viana, os números mostram que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira está intensificando os trabalhos na cidade. “É um número significativo de fiscalizações, que combatem problemas recorrentes em Aracaju, como resíduos sólidos e de construção civil descartados incorretamente”, ressalta.

O comprometimento com a qualidade de vida dos aracajuanos é uma das principais competências da Sema. Para isso, a Secretaria também está elaborando projetos ambientais para reconstruir ambientalmente a cidade e combater os problemas iminentes que afetam a população.
 
Um dos projetos é a atualização e a reavaliação de estratégias do Plano Municipal de Arborização, que está com lançamento previsto para o fim deste mês. O principal objetivo do Plano é embasar tecnicamente decisões sobre aspectos relacionados à arborização urbana, destacando sempre os aspectos fisiográficos, arquitetônicos, climáticos e culturais da cidade.

Lançamentos

A equipe de Educação Ambiental está lançando um projeto que visa trabalhar o Dia da Biodiversidade, celebrado no dia 22 de maio, estimulando a população a registrar imagens sobre a biodiversidade de Aracaju. As imagens registradas não deverão mostrar pessoas de forma que seja possível identificá-las, à exceção do próprio autor. Também não serão permitidas fotografias com estampas de marcas comerciais e de órgãos públicos.
 
A Sema selecionará as melhores fotos para expor no dia 22 de maio, em molduras confeccionadas pela oficina de papel da Emsurb, na Praça Fausto Cardoso, no Centro. As fotos deverão ser enviadas pelo Facebook - Sema Aracaju - ou Instagram @semaaracaju.

O órgão lançou ainda a campanha ‘Eu faço a diferença’, para incentivar práticas ambientais positivas em pessoas que já fizeram e fazem a diferença na capital. Toda sexta-feira, a Sema através das suas redes sociais, mostrará a história de alguém que contribui nesse sentido. As primeiras pessoas a abraçarem a ideia da campanha foram os representantes das ONGs Instituto Canto Vivo, Cristiane Nogueira e Anna Caroline Nogueira; e Ciclo Urbano, Waldson Costa.
 
Ecopontos

A Sema está elaborando um projeto piloto de resíduos sólidos na capital para instalar ecopontos de lixo em locais considerados críticos. A problemática do descarte irregular de resíduos em Aracaju é uma reclamação constante e um fator de intensa fiscalização dentro das atribuições da Secretaria. “É preciso propor alternativas de descarte correto para a população, através de um trabalho significativo de sensibilização ambiental com as pessoas, para que estas passem a contribuir com a causa”, explicou o secretário do Meio Ambiente.
 
Parcerias

A Sema firmou parceria com a Emsurb em fevereiro para realização de uma ação conjunta de limpeza dos canais do bairro 13 de Julho. O trabalho contou com um levantamento emergencial elaborado pela Secretaria, que verificou que somente dez centímetros de água estavam circulando no canal e o restante estava assoreado, como consequência da obra do Calçadão da Praia Formosa, realizada pela gestão anterior.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Sema realiza ainda atividades de cunho ambiental nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com apresentações teatrais, distribuição de mudas frutíferas e palestras de conscientização.