Projeto “Dentista do Bem” beneficia alunos da Rede Municipal

Educação
07/04/2017 19h33

Um belo sorriso é um instrumento fundamental para qualquer pessoa. Cuidar da saúde bucal deve ser um hábito que começa na infância, mas que deve ser levado para toda a vida. Pensando nisso, nesta sexta-feira, 7, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Raquel Cortes Rollemberg, participou do projeto “Dentista do Bem”, que tem como objetivo realizar tratamentos odontológicos gratuitos para crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos. O projeto tem a coordenação da Organização Não Governamental (ONG) Turma do bem, representado regionalmente por Martin Esteban Mansilla. 

Para a diretora da escola, Josabete da Silva Boaventura, essa iniciativa é de substancial importância, visto que está tratando da saúde dos estudantes. “Nossos alunos serão beneficiados com esse grande projeto, o que uma oportunidade maravilhosa para eles, já que a maioria não têm a orientação dentro do seio familiar de frequentar dentista. Qualquer tipo de projeto que beneficia nossos alunos, a escola abraça com muita satisfação e orgulho”, ressalta.

O Coordenador Regional do Projeto, Martin Esteban Mansilla, explica como é funcional o projeto. “Selecionamos de acordo com índice de prioridade, ou seja, aqueles que estão em piores condições bucais, financeiras. Também são selecionadas aquelas que estão próximas ao primeiro emprego. Visitamos escolas públicas de várias cidades, fazemos a triagem para selecionar os alunos e encaminhamos para os dentistas que fazem parte do projeto, para poder iniciar o tratamento. Realizamos atendimento odontológico em todas as especialidades, como limpeza, tratamento de canal, aparelho dentário e prótese se precisar”, explica Martin.

Vitória da Silva da Costa Santos gostou da oportunidade de cuidar da saúde bucal. " Ter os dentes bonitos é o que todo mundo quer e eu também.  Estou feliz que nossa escola vai participar”, revela.

O projeto

O “Dentista do Bem” é o principal projeto da ONG Turma do Bem (TdB) e conta com voluntários espalhados em 1500 municípios brasileiros, 12 países da América Latina e Portugal. O tratamento é realizado no próprio consultório do dentista voluntário, sendo de caráter curativo, preventivo e educativo. Atualmente, é a maior rede de voluntariado especializado do mundo.