100 dias sem parar: Sejesp firma parcerias para fomentar o esporte na capital

Juventude e Esporte
10/04/2017 06h00

Durante os 100 primeiros dias da nova gestão, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) buscou através da transparência e criatividade, vencer os obstáculos. Ciente de que o atual cenário seria limitante para algumas ações, a equipe da Sejesp teve como premissa acelerar o aprendizado e suas ações.
 
De acordo com o secretário Jorge Araujo Filho, um governo atuante desde seus primeiros momentos demonstra compromisso com os cidadãos. “Por isso, esses 100 dias foram aproveitados ao máximo para arrumar casa, planejar e promover ações que façam a diferença. Estamos atendendo a um pedido do prefeito Edvaldo Nogueira, para que todos os gestores da atual administração sejam inovadores e busquem parcerias para diminuir custos, sem deixar de promover o bem estar e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos aracajuanos”, explica o secretário.

34ª Corrida Cidade de Aracaju

A Corrida realizada no dia 17 de março, em comemoração ao Aniversário da Cidade, reuniu mais de dois mil participantes para os três percursos, de 25 km, 10 km e 5 km.  A edição teve uma economia de 60% dos custos em relação aos anos anteriores, demonstrando zelo e respeito ao dinheiro público, além do pagamento, já na semana seguinte, da premiação dos atletas vencedores.
 
Professor da rede municipal de ensino, Josenilson Felizardo faz parte dos ganhadores desta edição que foram surpreendidos com o dinheiro já na conta, um dia após a realização da Corrida Cidade de Aracaju. “Nem acreditei quando vi. Acessei o aplicativo do banco e fiquei surpreso quando vi o valor da premiação. Principalmente porque no ano passado também fui pódio, mas não recebi o dinheiro”, relatou o professor.
 
Parcerias
 
Para levar a qualidade de vida aos aracajuanos, o secretário Jorge Araujo Filho se manteve em busca de novas parcerias para reduzir custos e ampliar as ações da Sejesp. Um desses acordos está sendo discutido com o banco Itaú/Unibanco para a implantação da Academia ao Ar Livre. No projeto desenvolvido pela instituição bancárias em outras capitais brasileiras, todo o material para a implantação do projeto será doado pela instituição financeira, sem custos para o poder municipal. 
 
"Estou muito confiante de que muito em breve Aracaju terá sua Academia ao Ar Livre. Essa é uma das ações que farão parte da reconstrução que estamos buscando para melhorar a qualidade de vida da capital, que já foi uma referência da cidade anteriormente", afirma.
 
Além desta importante parceria, a Sejesp firmou outras com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho(Fundat), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Coordenadoria Estadual da Juventude (Cejuv), Associação Internacional de Estudantes (Aisec) e Associação dos Árbitros Profissionais de Futebol de Sergipe (AAPF/SE).
 
“O ritmo intenso implementado na Sejesp durante esses primeiros 100 dias será permanente. Com planejamento, foco e organização, as ações para a juventude e esporte servirão de instrumento fundamental para a reconstrução da qualidade de vida da população aracajuana”, conclui o secretário.

As ações realizadas pela Secretaria ao longo desses 100 dias incluem estratégias para redução de custos, através do Departamento de Administração e Finanças (DAF), onde foram feitas análises e revisões nos contratos existentes. Para a melhoria no ambiente de trabalho, o secretário reuniu semanalmente toda a equipe, resultando em plano de ações para nortear a atuação do órgão.
 
Com o objetivo de fazer com que a Sejesp se torne uma forte interlocutora e facilitadora das políticas públicas de juventude, foi realizada uma reunião com diversos movimentos e entidades representativas para iniciar o diálogo no sentido de fazer levantamento de demandas e propostas.
 
A equipe da Coordenação de Espaços Esportivos iniciou um trabalho permanente de visitas às diversas praças esportivas da capital, visando fazer a interlocução com a Emurb, no que se refere a possíveis reparos, e com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emsurb) para conservação e limpeza.

Seguindo as determinações do prefeito, Jorge Araujo Filho esteve em Brasília participando de importantes audiências para captação de recursos e projetos. O Ministro do Esporte Leonardo Picciani se colocou à disposição para apoiar os projetos da Cidade. Já na reunião com o Secretário Nacional da Juventude, Assis Filho, foram discutidos os Programas ID Jovem, e Estação da Juventude, para que sejam implementados em Aracaju.

O Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão do Ministério do Esporte, Leandro Cruz Fróes, esteve em Aracaju, atendendo a um convite de Edvaldo, para estreitar a relação com a Secretaria, e também para que o Secretário pudesse conhecer de perto diversas praças esportivas e as potencialidades do Município.
 
Jogos de Verão 2017
 
A Sejesp também promoveu os Jogos de Verão 2017, uma competição que ocorreu nas praças de diversos bairros da capital, sempre aos finais de semana. Os torneios que envolveram diversas modalidades esportivas e mais de 500 atletas, foram financiados pela iniciativa privada, não onerando o tesouro municipal.
 
Para o diretor do Departamento de Esporte e Lazer (DEL), Jersonilton Júnior, “a realização dos Jogos de Verão foi o nosso primeiro desafio. O trabalho de toda a equipe foi recompensado porque conseguimos promover o bem estar e a integração das comunidades de nossa capital, através do esporte”.