100 dias sem parar: Semasc amplia atuação em benefício da população

Assistência Social e Cidadania
10/04/2017 06h00

Uma gestão humana, comprometida em garantir assistência aos aracajuanos que mais precisam. Esse é o novo formato de trabalho adotado pelo prefeito Edvaldo Nogueira para a Assistência Social. Comandada pela vice-prefeita, Eliane Aquino, a pasta chega aos 100 dias da administração com novo ritmo, estabelecendo diálogo aberto com os profissionais envolvidos, estimulando o empoderamento do seu público alvo e ampliando as áreas de atuação em benefício da população, que hoje possui voz e vez.
 
Para isso, ações prioritárias foram adotadas, como a criação da Diretoria de Direitos Humanos e da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional. “Queremos trabalhar com a assistência social como uma política pública garantidora de direitos. Não podemos continuar atuando apenas com uma visão meramente assistencialista ou filantrópica. Temos buscado empoderar as pessoas, estimular um olhar crítico e provocar debates que estimulem o exercício pleno da cidadania e uma maior participação social”, explicou a secretária Eliane Aquino.
 
Colocando em prática essa nova maneira de construir a assistência, Eliane e suas equipes realizaram ações durante o mês de março voltadas à promoção de debates aprofundados sobre os direitos das mulheres, o enfrentamento à violência contra a mulher e o machismo. Dentro do cronograma de atividades desenvolvidas esteve a panfletagem instrutiva pelas ruas de Aracaju e o curso de formação sobre os Direitos da Mulher e Enfrentamento à Violência, para profissionais dos 16 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos quatro Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).
 
Além disso, foram realizados diversos encontros sobre Direitos da Mulher e empoderamento feminino nos 16 Cras de Aracaju.  As oficinas tiveram um caráter de fortalecimento da identidade da mulher negra, principais vítimas de violência e de atos discriminatórios, e envolveram, diretamente, mais de 700 mulheres, que saíram das oficinas dispostas em se tornarem multiplicadoras das informações entre seus familiares e amigos.
 
Uma delas é a manicure Rosilene Gomes, que participou das oficinas no Cras Santa Maria e garantiu ter se sentido valorizada com a iniciativa da Semasc. “Para nós, mulheres negras, esse trabalho é muito bom. Eu nunca vi um evento que a prefeitura tenha promovido e que falasse diretamente com a gente, dessa forma tão linda. Eu saio daqui me sentindo ainda mais bonita e mais realizada por ser mulher e preta”, revelou a aracajuana, ao final do evento.
 
Direitos Humanos

Outro eixo trabalhado pela Semasc nos últimos três meses são as ações de promoção aos direitos das mulheres, colocadas em prática por meio da Diretoria de Direitos Humanos, instituída na Semasc.  Com a criação da diretoria, a Prefeitura conta com uma equipe atuando diretamente no enfrentamento a todas as formas de discriminação e preconceito, seja por orientação sexual, crença religiosa, etnia, sexo, idade, origem ou perfil socioeconômico. 
 
Além da participação ativa em colegiados ligados ao tema e articulações que enfrentem a violação de direitos, a coordenadoria tem promovido ações de estímulo à compreensão e ao respeito à diversidade humana, em todas as suas formas. Um exemplo foi a realização de oficinas junto aos alunos de escolas da rede municipal de ensino sobre diversidade e combate ao preconceito. Ao todo, a diretoria já se reuniu com 49 entidades da sociedade civil para ouvir suas demandas e traçar estratégias para o desenvolvimento de ações conjuntas.
 
Segurança Alimentar e Nutricional

Outra inovação da Semasc foi a criação da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, que passou a garantir aos assistidos pelas unidades de acolhimento, mantidas pela administração municipal, refeições saudáveis, especialmente para crianças e idosos.
 
“As pessoas precisam ter a oportunidade de repensar sua relação com os alimentos, não apenas sob o ponto de vista nutricional, mas também em relação ao uso de agrotóxicos e à sua forma de consumo. A alimentação traz um impacto direto e muito relevante à nossa qualidade de vida, por isso, esse tema também é prioridade em nossa gestão”, expôs Eliane Aquino, informando que os trabalhos foram iniciados com a reformulação dos cardápios dos dois abrigos e cinco Casas Lares, com o auxílio de uma nutricionista.
 
Um segundo passo foi o início da realização de encontros com a população atendida pelos Cras para diálogos sobre alimentação saudável, com orientações para a criação de hortas agroecológicas que estimulem a redução do consumo de agrotóxicos e que gerem renda, direta ou indiretamente, às famílias.
 
Um dos encontros ocorreu no Cras Maria José Menezes Santos, localizado no bairro Coqueiral, e reuniu moradores da localidade como a senhora Maria Oliveira Silva, que  foi merendeira de escolas públicas de Aracaju por 14 anos e sabe o quanto é importante consumir alimentos saudáveis. “Antigamente nos alimentávamos melhor e as pessoas tinham menos doenças. Vejo que a minha comunidade precisa muito desse tipo de orientação e nunca tivemos isso antes aqui, espero que a gente possa aprender muito mais”, contou.
 
Valorização dos trabalhadores

Construir uma nova relação com os profissionais da Assistência e retomar os vínculos com os trabalhadores, valorizando suas experiências e oportunizando formação contínua para a qualificação dos serviços prestados à população, também é um compromisso da Semasc. Para isso, foi criada a Coordenadoria de Vigilância Socioassistencial e de Gestão do SUAS, que vem realizando uma série de ações para estruturar o processo de trabalho e proporcionar encontros de formação para os profissionais que atuam na área.
 
Proteção Social Básica

Nos serviços relativos à Proteção Social Básica houve um diagnóstico de que o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes e idosos precisavam passar por mudanças. Entre elas orientações metodológicas, requalificação das intervenções junto às famílias, fortalecimento do trabalho de território e da intersetorialidade e busca ativa para identificação do público prioritário, a exemplo de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.
 
Partindo daí, dois foram os eixos centrais para a realização das atividades: a reestruturação da oferta dos serviços à população e a ampliação da sua cobertura. Em três meses, os 16 Centros de Referência da Assistência Social já passaram a ter vinculados aos seus diversos serviços prestados cerca de 1.600 usuários.  Também realizou-se o Carnaval dos Idosos, com a participação de 722 idosos assistidos, uma ação que passou quatro anos sem ser promovida, pela gestão anterior, e o CarnaCras, com crianças e adolescentes, retomando o fortalecimento dos vínculos.
 
População melhor assistida

As ações de melhoria do atendimento prestado também incluem a capacitação de operadores do Cadastro Único, que foram orientados sobre como realizar corretamente o preenchimento de formulários. Também foram realizadas visitas domiciliares com o objetivo de qualificar os dados do CadÚnico, preenchendo dados incompletos, checando irregularidades e conhecendo a situação socioeconômica das famílias beneficiadas. Houve, ainda, visitas domiciliares aos beneficiários do auxílio moradia e o cadastramento de 556 famílias que estão em ocupações.
 
Através do Serviço de Abordagem Social desenvolvido pelas equipes do Centro POP e dos Creas, foi viabilizada a ampliação das abordagens junto às crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e/ou exploração sexual e outras vulnerabilidades. O objetivo é realizar um levantamento individual dos casos para direcioná-los aos equipamentos da Assistência Social mais próximo e traçar estratégias de atendimento específicas.
 
Outro avanço conquistado pela Semasc foi a ampliação e qualificação do serviço ofertado à pessoa com deficiência, através do atendimento prestado pelo Centro Dia. O lugar passou a possibilitar a permanência do usuário em período integral, aumentou a oferta de transporte para o deslocamento dos usuários à unidade, e promoveu eventos buscando dar visibilidade à causa e proporcionar momentos de integração, lazer e participação social dos usuários com deficiência e seus familiares.
 
“Essas pessoas fazem parte da sociedade aracajuana. Elas não podem ser vistas como um ser a parte.  Se estamos falando em inclusão e desenvolvimento, nós precisamos disso em todos os nossos espaços. Que realmente essas crianças e jovens sejam acolhidos e sejam atendidos da forma como precisam ser. O principal potencial da Prefeitura nesse sentido é realmente começar a pensar em melhorar cada vez mais os seus serviços para atender esse público", salientou Eliane durante as atividades em alusão ao Dia da Conscientização do Autismo.
 
Economia

A Semasc buscou, ainda, a economicidade de recursos através da implementação de novos sistemas internos de gestão de pessoal, de controle de almoxarifado e de transporte.  Também foram entregues dois imóveis locados e foram realizadas renegociações de contratos vigentes e rescisão de contratos diversos, trazendo uma economia de R$ 1 milhão