Parque da Sementeira é local de práticas saudáveis e contato com natureza

Agência Aracaju de Notícias
10/04/2017 10h30

O contato com a natureza era o combustível que faltava na vida de Alisson Lima. O eletricista industrial visita o Parque Governador Augusto Franco, popularmente chamado de Parque da Sementeira, todas as semanas. O local, que é gerenciado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), serve de espaço para práticas saudáveis, contato com a natureza e reflexão. É onde Alisson encontra respostas para as perguntas diárias.

Alisson percorre todo o espaço e sempre escolhe um local diferente para contemplar. "Quando chego aqui encontro uma paz interior. Sinto-me bem. É impressionante! Este é o momento em que reflito sobre meu cotidiano, faço uma análise do que preciso absorver e do que preciso jogar fora. Depois que comecei a frequentar esse local, tudo mudou", contou o eletricista.

Quem também costuma visitar o Parque é a empresária Fátima Escariz que mora bem próximo à área. Pelo menos uma vez na semana ela leva a neta Marina, de dois anos de idade, para brincar. "O espaço é ótimo para ela. Eu gosto muito de vir pra cá por causa da organização, pois é bem cuidado. Aqui, a gente não corre risco. É ideal para o passeio com crianças", afirmou.

Atividade Física

Com uma área total de 396.19 m², o espaço recebe diariamente centenas de visitantes de diversas idades. A maioria dos frequentadores vão ao local para praticar atividade física. É o caso do industriário Ademar Oliveira. "Caminhar aqui é uma maravilha porque não tem poluição e a gente não precisa dividir o espaço com carros e motos. Além disso, encontro tantos amigos que saio com a sensação de que valeu à pena ter vindo mais uma vez", disse, contente.

O parque dispõe de aparelhos para a prática de exercícios físicos, quadra poliesportiva, campo de futebol e quiosques para piqueniques. De acordo com o gerente administrativo da Emsurb, Bruno da Paixão Moraes Santos, a Prefeitura se preocupa com o bem estar de quem frequenta o local. "Nós estamos fazendo paliativos para melhorar a locomoção de quem chega. A gente se preocupa com sai de casa e vem fazer a caminhada no Parque. Por isso, buscamos proporcionar um ambiente agradável", pontuou,

Funcionamento

O parque está localizado na avenida Beira Mar e funciona das 5h às 21h, de domingo a domingo. Para o professor e advogado Rivadálvio Lima, frequentar a Sementeira é voltar no tempo, é relembrar o passado vivido no interior. "O local me traz recordações dos tempos em que morava em Itabaiana. Lá, tínhamos uma vida segura, bucólica, romântica e de sonhos. É por isso que me sinto tão bem aqui. Pratico minha caminhada há vários anos, todas as tardes. É agradabilíssimo ver o pôr do sol e o nascer da lua nessa paisagem inspiradora", destacou.