Comunidade comemora início das atividades na Escola Dr. José Calumby Filho

Educação
10/04/2017 16h55

A expectativa de vivenciar uma nova rotina estava em cada olhar curioso de quem não escondia a emoção pelo primeiro dia na sala nova, a ansiedade de conhecer os novos coleguinhas e a vontade de desfrutar incansavelmente do espaço para brincar. A manhã desta segunda - feira, 10, foi especial para as 250 crianças matriculadas na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) José Calumby Filho, que de agora em diante poderão ir para a unidade de ensino, foram iniciadas as atividades escolares.

Mais do que oito salas de aula, brinquedoteca, sanitários adaptados, fraldários, recreio coberto, refeitório, horta, parquinho entre outros ambientes, o espaço estava repleto de alegria. As mães e familiares que prestigiaram a aula inaugural não economizaram elogios afinal, a partir de agora, poderão deixar seus filhos em um espaço desenvolvido para oferecer o que existe de melhor, em capacidade técnica e física, no desenvolvimento do ser humano.

A mãe de Rebeca e Israelle dos Santos, Edna dos Santos, conta que o início das aulas foi esperado com muita ansiedade. “Quando Edvaldo lançou o projeto e eu soube que já tinha o dinheiro liberado para a obra, ficamos muito felizes. Precisou ele retornar para a gestão para colocar nossos filhos dentro da sala de aula. Hoje, estou aqui vendo tudo lindo, caprichado, organizado. Eu não tenho como não ser grata a Edvaldo, ele transformou em realidade um sonho de toda a comunidade do 17 de março”, agradece Edna.

Derivalda Nunes dos Santos tem dois netos matriculados na escola e já tinha visitado a unidade no período de matrícula, mas se surpreendeu com o que viu na inauguração. “Quando cheguei aqui hoje, tomei um susto porque a escola está muito bonita, muito organizada. Eu estou muito feliz de saber que meus netos estudarão aqui”, conta.

Clacia Maria dos Santos, mãe de Gabriela Vitória de 4 anos, explica que é a primeira vez que a filha vai ter a oportunidade de estudar perto de casa. “No ano passado ela faltava muito porque quando estava chovendo eu não mandava ela. A escola era longe e faltava transporte, mas agora eu estou muito feliz que ela vai estudar aqui pertinho nessa escola tão linda e o melhor é que ela vai aprender e tenho certeza de que é o início de um trabalho para que minha filha seja uma grande pessoa”, relata.

Amor e Dignidade

A secretária da Educação, Cecília Leite, destacou o empenho da equipe para que a Escola José Calumby iniciasse as aulas ainda no período letivo de 2017. “Enquanto a estrutura estava sendo concluída, nós trabalhávamos, junto à direção da escola e ao corpo pedagógico, a capacitação desses profissionais na pedagogia Waldorf. É com muita felicidade que realizamos a entrega efetiva da unidade, porque temos convicção de que uma escola como essa no bairro 17 de março vai trazer uma melhoria significativa na qualidade de vida, muito mais amor e dignidade a essa comunidade”, destaca a secretária.

Na José Calumby as crianças terão a possibilidade de serem acompanhadas na coletividade e na individualidade. Sobre isso, a diretora da Escola Mayra Araujo explica que muitas crianças do bairro 17 de março passam processos de violência e de abusos e que a expectativa é que elas superem esses processos no ambiente escolar e desenvolvam as suas potencialidades. “Nós vamos ajudar essas crianças a serem formadas para o futuro respeitando o seu desenvolvimento e dando ferramentas para elas crescerem com força, com beleza, com união e com muito amor dentro delas”, informa.

Pedagogia

É objetivo da pedagogia Waldorf propiciar um ambiente saudável, aconchegante e familiar, que proporcione segurança para que a criança se entregue, com plena confiança, ao processo educativo. Sobre a pedagogia a mãe Lucimeire Correia Silva explicou que mais do que feliz, está confiante e entendendo que a escola vai mudar a realidade do bairro. “Aqui a gente tem a fama de ser um bairro de marginalidade e violência, mas agora a nossa esperança no futuro dos nossos filhos aumenta porque eles terão conforto, terão contato com as artes, com toda uma estrutura para que eles cresçam como pessoas de bem. As nossas crianças terão gosto de estudar aqui”, opina a mãe.

José Calumby Filho

O nome da escola é uma homenagem ao médico cirurgião vascular José Calumby Filho que desenvolveu um importante trabalho no campo da medicina antroposófica em Sergipe. Calumby foi professor da Universidade Federal de Sergipe e atuou nos principais hospitais da cidade deixando uma importante contribuição nos estudos da Antroposofia, ciência desenvolvida pelo educador, idealizador na pedagogia Waldorf, Rudolf, Steiner.