Padronização da Tecnologia da Informação é discutida entre órgãos da PMA

Planejamento e Orçamento
10/04/2017 17h40

Profissionais da área de Tecnologia da Informação de várias secretarias e órgãos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) participaram na manhã desta segunda-feira, 10, de uma reunião promovida pela Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), no intuito de elaborar um levantamento estratégico de cada pasta e alinhar novas vertentes de trabalho com o foco na padronização do serviço. Na ocasião, ficou decidida a criação de um comitê para direcionar a organização do trabalho desse setor nas secretarias.

O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, participou do encontro e destacou dois pontos: modernização e integração. "É muito importante alinharmos os trabalhos na área de tecnologia da informação. De acordo com o plano de governo do prefeito Edvaldo Nogueira, o propósito é de que se trabalhe baseado em uma cidade humana, inteligente e criativa. Precisamos reavaliar os antigos modos de trabalho, investir na tecnologia e mapear com mais rigor o que seja necessário para as mudanças, já que almejamos migrar o atendimento presencial para o virtual, por exemplo.  E, para isso, é de extrema importância a integração entre os órgãos com o foco na modernização. A modernização não é luxo e sim, uma questão de sobrevivência nos dias de hoje", explanou o gestor.

O coordenador-geral de Tecnologia Informação da Seplog, Marcos Sales, comandou as atividades da reunião. "Foi dado o pontapé inicial na ideia de fortalecer o trabalho das TI’s dos órgãos  da Prefeitura.  A principal proposta é de gerar uma padronização de vários serviços como de compras, equipamentos e a própria organização da TI, que precisa de mudanças, gerando competitividade e redução de custos. Compartilhar conhecimento para ter como resultado mais produtividade com a modernização é o que pretendemos alcançar", enfatizou.   

Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Thalles Daniel Sá comentou sobre a importância da integração entre os órgãos. “Muitas vezes acontece de atrasar serviço por alguma parte burocrática de uma secretaria. A reunião é super válida para alinharmos um perfil de trabalho, já que é a maior necessidade que temos hoje", disse.
 
Erick França, da Controladoria Geral do Município, aprovou a iniciativa da gestão. "O setor de TI é o pulmão de muitos setores e, para que o trabalho esteja sempre fluindo da melhor forma, precisamos sempre nos capacitar para aprimorar os serviços", justificou.