Vereadora busca apoio da Semasc para retomada da equoterapia

Assistência Social e Cidadania
10/04/2017 19h55

Em tempos de crise, o trabalho articulado é uma das melhores alternativas para os avanços acontecerem. Nesse intuito, a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, recebeu a vereadora Kitty Lima, nesta segunda-feira, 10, para construírem alternativas que unem a causa animal com atividades que beneficiem as pessoas com deficiência.

A equoterapia é um método terapêutico ocupacional e educacional que utiliza cavalos no tratamento de várias enfermidades e também no desenvolvimento psicossocial das pessoas com deficiência. A atividade já era desempenhada em Aracaju, no Parque da Cidade, e sofreu uma pausa nos últimos quatro anos. Com o objetivo de retomar o projeto, a vereadora Kitty Lima, defensora da causa animal, veio buscar o apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Para Eliane Aquino, a união de forças é extremamente importante, principalmente quando o público assistido é vulnerável. “Na realidade, se conseguirmos retomar a equoterapia, teremos um ganho muito importante para a população, principalmente porque nós já temos toda uma pesquisa em experiências de vários estados e que as pessoas têm um ganho gigantesco com a atividade. Nós estamos buscando essa retomada através de uma parceria com o Governo do Estado, através da Polícia Militar, e com a Universidade Federal de Sergipe, para que a gente recomece esse trabalho tão valioso", falou.

Kitty Lima acredita que um trabalho em prol da população deve ser realizado de forma coesa, com muita conversa entre as partes interessadas e diálogo aberto com as entidades civis. Não só no área da equoterapia, mas em todos os processos.  “A gente quer que as coisas aconteçam. Não adianta eu sabendo dessa crise protocolar um projeto que eu sei que é muito caro se vai ser vetado. Para mim não adianta só protocolar, tirar foto e colocar em capa de jornal, eu quero que a população tenha o benefício. É nesse sentido que a gente vem sempre conversar com a gestão, para que o trabalho flua. Ficamos muito felizes com o interesse de Eliane no tema e vamos trabalhar para que possamos produzir juntas um trabalho de qualidade", afirmou.