Semed e Capitania dos Portos promovem projeto esportivo com alunos

Educação
11/04/2017 16h55

Ofertar múltiplas vivências do esporte em suas diversas modalidades para desenvolver integralmente o indivíduo é um dos objetivos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para os alunos da rede de ensino. Para isso, uma das ações é a realização do Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte (Profesp), uma iniciativa do Ministério dos Esportes desenvolvida em parceria com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos.

Em Aracaju, o Profesp é realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bebe Tiúba e 47 alunos fazem diversas modalidades de esportes coletivos e individuais nas dependências da Capitania dos Portos de Sergipe.

Na manhã desta terça-feira, 11, a direção da Emef e a equipe coordenadora do programa na Capitania dos Portos receberam os pais dos alunos que participarão do programa em 2017. Na oportunidade, a diretora da escola, Auridete Carvalho, explicou o funcionamento do programa e destacou a importância dos pais estarem comprometidos com a permanência de seus filhos.

"É fundamental que envolvamos os pais no funcionamento do Profesp porque os alunos precisam ter boas notas e boa frequência na escola. Esse programa é uma oportunidade que nós encontramos de trabalharmos o desenvolvimento desses alunos não só nos esportes, mas também que diz respeito à disciplina, à boa educação e até ao futuro dessas crianças", afirmou.

O aluno que deseja participar do projeto tem que apresentar bom desempenho escolar. Indicativos como as notas, o bom comportamento e assiduidade nas aulas são pontos levados em conta na hora da escolha das crianças que participarão do projeto. Nesse sentido o capitão de Fragata João Batista Barbosa explicou que é fundamental que as famílias das crianças sejam envolvidas.

"Nós queremos que os pais sejam os principais motivadores das crianças no projeto, queremos que essas crianças se desenvolvam nos esportes, mas também em seus comportamentos, na disciplina e que isso impacte positivamente em suas famílias também", analisou.

Luiz Américo Dias, pai dos gêmeos José Cordeiro e Samuel Cordeiro, 8 anos, não escondeu a satisfação em ter seus dois filhos matriculados no programa em 2017. "Os meus filhos estão no programa desde o ano passado e eu percebo que houve uma melhoria no comportamento e no interesse deles pelas aulas, eles gostaram bastante e eu estou bem satisfeitos com essa oportunidade", falou.

Já Ivandira Almeida de Jesus, mãe de Anthony Gabriel, 8 anos, afirmou que o projeto está mudando a realidade dos alunos da escola. "Meu filho teve uma melhora significativa no comportamento dele em casa. O projeto ajuda nos esportes, mas ajuda na disciplina e no desenvolvimento, porque ao invés de estarem em casa sem fazer nada à tarde, eles estão fazendo esportes com o pessoal das Forças Armadas", avalia a mãe.

Programa

O Programa Nacional Segundo Tempo Forças no Esporte (Profesp) está presente em 74 cidades de 25 estados, em instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. As atividades beneficiam anualmente cerca de 16 mil crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, focando no desenvolvimento e acompanhamento de novos talentos.